quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Do Senhor é a guerra

Prezado leitor – Acredito que Esta mensagem trará alguma contribuição para edificação da vossa fé em Deus. Certamente que o propósito de Deus será cumprido porque sua palavra não volta vazia. (Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. [Isaías 55:11 - Almeida Fiel e Corrigida])

Estamos diante de um versículo que muito nos diz sobre o poder e os propósitos de Deus em nossa vida. Seja você um adolescente, um jovem um senhor uma senhora um líder... Acima de tudo, você é servo, e esta palavra irá te tocar. Você não será o mesmo após esta narração porque tão certo quanto o ar que respiro agora, sei que Deus não fala em vão! Você teria que está aí agora! Nesse exato momento, lendo estas palavras... Porque esta foi à palavra que Deus reservou para você hoje!

Saberá toda esta congregação que o Senhor salva... De acordo com o contexto do referido versículo, Davi estava diante de um dos maiores desafios já proposto a Israel até aquele momento. As pessoas estavam apavoradas, humilhadas e prestes a serem derrotadas pela força arrogante de “um gigante!” Além do gigante desafiador, Davi precisava enfrentar também outros gigantes que tinham influência sobre ele como: As críticas de Eliabe
(seu irmão mais velho), o desprezo de Saul (o seu rei) e principalmente o medo e a falta de confiança de um exército cabisbaixo!

Todos passam por situações que no início são fáceis de controlar. Só que se você não tomar decisões, se você se recusa mexer no problema, ele acaba crescendo até tornar-se um gigante, e cada vez maior, e a sua luta fica mais difícil. Portanto, anime-se, ataque o gigante com toda intrepidez dada pelo Espírito Santo e seja um vencedor. Nisto Deus será glorificado.


Davi não era um crente teórico somente, mas prático. Ele dizia que o gigante não seria problema, pois o Deus dele, era um Deus que já o tinha dado vitória diante de dois gigantes que se arremeteram contra o seu rebanho para os destruir (leão e urso). Davi via Deus como o Pastor de Israel, como o bom Pastor que defende suas ovelhas. (Jo 10.10) Suas experiências com Deus lhe sustentou a fé na hora de enfrentar aquele gigante da vida. Há pessoas que vivem a contar as experiências de seus irmãos, mas que ainda não tiveram nenhuma experiência pessoal com Cristo. Amigo(a) não deixe de viver essa feliz experiência, porque Cristo quer te usar de forma abundante, plena, extraordinária e consciente. Você não é como um computador que é programado e se limita apenas aos comandos de um executor; ou seja, executa apenas aos comandos intelectual ou imita o que viu ou ouviu de outras pessoas “vivendo das experiências dos outros”. NÃO! É preciso ouvir a voz do Espírito Santo; é preciso conversar pessoalmente com Jesus e ter suas próprias experiências. Você é servo de Deus e Ele quer fazer através de você uma obra especial aí mesmo no lugar onde tu moras e/ou congregas. Peça a unção do Senhor sobre a tua vida e comece a depender mais de Deus; ler a sua Palavra e buscar mais a intimidade com o Espírito Santo de Deus. À medida que você vai se aproximando, você vai olhando para os gigantes da vida e vai vendo que o teu Deus é muito maior, muito mais poderoso! Os gigantes vão estranhar a sua atitude e vai tentar te intimidar! Mas a convicção de que Deus está contigo será tão forte que nada mais poderá abalar a tua fé nem fará desistir de lutar. Você não vai fugir do problema, vai enfrentá-lo e vencê-lo em nome de Jesus! Por isto, não deves rejeitar a tribulação. Pois a Palavra de Deus nos afirma em Rm 5.3ss que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Os gigantes de hoje quando vencidos, serão experiências para você estar apto a vencer os problemas futuros. Davi confiava no Senhor somente. V 26,36,37,38.

Vejamos algumas características:

§ O exército viu primeiro o PROBLEMA, depois o POTENCIAL. Muitas pessoas quando desafiadas por algum tipo de problema e/ou tribulação olha logo para o tamanho do problema que está a sua frente e no desespero, esquecem ou ignoram o tamanho do seu Deus. Se você passa por algum tipo de situação a qual não parece ter solução, pare de olhar atentamente para o problema porque talvez seja esta a causa da tua ineficácia e improdutividade espiritual!

§ Davi viu primeiro o POTENCIAL, depois o PROBLEMA. Eis aqui o X da questão! Antes de medir a situação, olha primeiro para Jesus, autor e consumador da fé (Hb 12.2). Porque ao olhar para Ele, vais ver que não há nada nesse mundo que cause espanto! Faz-me lembrar uma pequena história que ouvi de um pastor já de idade avançada lá de Carangolas-MG: Uma criança corria desesperada, gritando aterrorizadamente porque um cachorrinho corria atrás dela com latidos gritantes... De repente, a criança olha para frente e ver seu pai que está de braços abertos esperando que ela se jogue em seus braços e assim ela faz. Então, depois de estar nos braços do pai, a criança olha para baixo, rir do cachorrinho e ainda brinca: vem me pegar agora!!! Amados, a nossa vida espiritual não é diferente. Às vezes corremos tanto, nos desesperamos, choramos, chegamos às vezes a desistir simplesmente porque não estamos olhando para o alvo certo. Mas Deus é o Pai que está de braços abertos esperando que você se lance em seus braços! Nos braços do Pai você vai precisar olhar para baixo se quiser perceber aquele problema que parecia ser imenso! O que você está esperando? Deus quer te envolver com um manto de ternura!

§ O exército viu GOLIAS. Davi viu a DEUS. “Os olhos que olham são comuns. Olhos que vêem são raros.” Oswald Sanders. Você ainda vai continuar olhando o tamanho do problema? Acredite, seja lá qual for o problema, o teu Deus é maior que ele.

As vezes, para lidar com os críticos à semelhança que Davi viveu, nós temos que fazer três coisas:


1) Nós temos que passar pelos ELIABES – são os críticos e muitas vezes eles estão sobre nós familiarmente - v. 28,30. A crítica destrutiva machuca quando vem de alguém que está acima de nós - Eliabe era o irmão mais velho e feriu o coração de Davi quando questionou as suas motivações - Eliabe achou que Davi era motivado pela presunção.
É muito duro suportar as críticas quando vem de pessoas que nos conhecem há muito tempo - Eliabe cresceu com Davi.


2) Nós temos que passar pelos SAULS - Eles estão sobre nós posicionalmente - 17.31-33, e por isso acham que só eles são capazes e preparados! Um Saul da vida é aquela pessoa que aponta a imperfeição daquilo que as outras pessoas fazem enquanto que elas mesmas não estão dispostas a fazerem nada.


3) Nós temos que passar pelos GOLIAS - eles estão sobre nós em termos de habilidades - 17.34-36 polui toda solução que você encontra; te despreza, insulta, zomba, tem pessoas que o seguem cegamente! Possuem a habilidade de nos intimidar quando nos desafiam, têm uma certa reputação, insistem constantemente em aparecer, nos derrotam psicologicamente, sendo que os que estão do nosso lado estão tomados de pavor!

Por que Davi não ficou intimidado? Porque Davi tinha uma paixão em promover a honra de Deus, tinha os seus olhos na recompensa, tinha confiança em Deus e sabia quem era na força de Deus. Nós precisamos de vitórias não para celebrar, mas para nos elevar - John Maxwell. Davi venceu um leão e um urso - ele era experimentado. Nossas armas não são carnais. Elas são poderosas em Deus. Ele tinha experiência da proteção de Deus - FIDELIDADE DE DEUS. O Deus que fez no passado é o mesmo agora. É o Deus do HOJE! (Marta dizia: Se estivésseis aqui Lázaro não teria morrido ... Sei que Ele irá ressuscitar na ressurreição do último dia... Será que você se encontra na condição da fé de Marta? Ou seja: “eu creio no Deus do ontem e no Deus do amanhã - eu só não creio do Deus do HOJE, DO AGORA”). Não amados! O nosso Deus nunca mudou! Ele permanece o mesmo para todo o sempre! Esqueça o método de fé medíocre passado por pessoas vazias, sem conhecimento de Deus... E quando falo de conhecimento não estou citando conhecimento teológico nem doutrinário. Não! Falo de ter experiência, acreditar de verdade, ser crente de verdade, sabe... Olhar para os montes e reconhecer que o socorro vem do Senhor! Ser dependente de Deus! SABER QUE ESTA PELEJA NÃO É NOSSA! É DE DEUS! RECONHECER QUE DO SENHOR É A GUERRA E ELE ENTREGARÁ A VITÓRIA EM NOSSA MÃO! (1 Sm 17.47) Aleluia! Deixa o Espírito Santo fluir na tua vida como a corrente das águas que não descansa até encontrar-se com o mar. Toma posse da vida eterna. Anuncia aos povos que o Deus que tu serves é um Deus maravilhoso. Avança sobre as águas (o gigante do Moisés) Não desobedeça a ordem de Deus (o gigante de Jonas) Foge das paixões desse mundo (O gigante de Sansão). Se és perseguido por causa da Palavra sois bem aventurados (Perseguição: o gigante de Daniel). - Jesus enfrentou o gigante da religiosidade os religiosos da sua época obedeciam, mas não tinham amor pelas pessoas. Temos que perseverar quando comparados. v.45-47 Compare, imagine, Davi X Golias. Agora imagine. Deus X Golias "do Senhor é a guerra". Assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.(II Cr 20.15b) Há também uma bela narrativa em II Rs 6.16-17 quando o exército sírio perseguia o profeta Elizeu para extinguir a virtude de Deus naquele homem. O discípulo de Elizeu ficou apavorado ao acordar cedo, nas primeiras horas do dia e contemplar a cidade cercada pelo exército inimigo: “Então Elizeu lhe disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” As vezes não consideramos a Palavras de Deus deixada para nós no Livro Sagrado e nos apavoramos diante de determinadas circunstâncias que acontecem em nossa vida. Quantas vezes nos achamos cercados pelos problemas e este vem para sucumbir, apagar de nós a essência de Cristo, extinguir o Espírito Santo em nós e desviar a visão de Deus? Certamente que quando Davi chegou ao arraial, no lugar da peleja, ele sendo um jovem de Deus logo percebeu que havia algo diferente! Alguma coisa estava errada ali! Ele viu a opressão daquele povo e logo foi ver o que se passava. Movido pelo poder e pela unção de Deus ele estava pronto para atuar. E você? Qual o seu comportamento ou sua atitude diante de um mundo zombador e escarnecedor de Deus? Você ainda vai ficar aí parado assistindo as ações do diabo amplamente divulgadas nos jornais, na mídia e na rede mundiais dos computadores (Internet)? Não amado. Você é servo de Deus! É hora de despertar para a obra de Deus e deixar que Ele cumpra a sua promessa para convosco! Ele não te desampara! Está contigo e ainda diz: “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda”; “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Salmo 91.10-11. Portanto amados! Sedes firmes e constantes... Tem um hino da Harpa Cristã que diz: “Eu quero está contigo quando a luta se travar! No lance imprevisto na frente me encontrar”. Que possamos dizer isto de todo o nosso coração, pois a peleja não é nossa! É de DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.