quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Nossa salvação é uma dádiva

“Nossa salvação é uma dádiva inteiramente gratuita de Deus”.


“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”
Lucas 19:10

“a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”
Romanos 10:9


“Mas Deus dá prova do seu amor para connosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.”

Romanos 5:8

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
Efésios 2:8-9
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 8:09 AM 0 comentários

Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 7:36 AM 0 comentários
JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

Descoberto em mina da África ecossistema de uma espécie só
Nova espécie poderia continuar vivendo mesmo se todos os outros seres do planeta desaparecessem

Carlos Orsi, do estadao.com.br
Tamanho do texto? A A A A
Clique para Ampliar
Greg Wanger e Gordon Southam/Divulgação

D. audaxviator, coletado na água retirada de mina na África
SÃO PAULO - Dentro de uma mina de ouro da África do Sul, numa fenda da rocha cheia de água, a 2,8 km de profundidade, vive a bactéria Desulforudis audaxviator - e mais ninguém. Longe da luz do sol e sem nenhuma outra criatura para lhe servir de alimento, a audaxviator ("viajante audaz", em latim: o nome é citação de uma frase latina que aparece em Viagem ao Centro da Terra, de Jules Verne) usa a radiação do urânio presente nas rochas como fonte de energia e os minerais e gases dissolvidos na água como matéria-prima para produzir tudo de que precisa, inclusive mais cópias de si mesma. Trata-se do primeiro ecossistema completo de uma espécie só já encontrado.

Meteorito contém componentes de DNA e RNA, diz estudo

"Ela constrói moléculas orgânicas incorporando carbono inorgânico e nitrogênio da amônia e nitrogênio elementar", explica o cientista Dylan Chivian, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos EUA, principal autor do artigo que descreve a descoberta, publicado na edição desta semana da revista Science. "A biodensidade na fenda é baixa demais para que as bactérias vivas consigam reciclar o material das células mortas".

A independência da bactéria em relação às demais formas de vida da Terra é tamanha que se algum tipo de catástrofe, como uma guerra nuclear, eliminasse toda a biosfera terrestre, a audaxviator provavelmente nem se daria conta. "Se a catástrofe não perturbasse a crosta a uma profundidade de 2,8 km, onde ela está vivendo, sim, ela continuaria", diz Chivian.

Com a exceção da audaxivaitor, todos os demais seres vivos da Terra dependem de outras formas de vida para continuar existindo: animais precisam do oxigênio gerado pelas plantas, plantas precisam de animais para polinização e de bactérias para fixar nitrogênio, bactérias precisam da matéria orgânica gerada por animais e plantas para se alimentar. Mas a descoberta da audaxviator indica que esse arranjo não é obrigatório, e pode não se repetir em outros planetas.


"O estilo de vida dessa bactéria prova que vida pode existir sem precisar da interdependência entre organismos, e que vida pode existir sem ser baseada em energia solar", diz Chivian. "O fato de que comunidades não são necessárias tem implicações profundas para a vida em outras partes do Universo".



Mas, diz o cientista, o fato de a audaxviator ser auto-suficiente hoje não significa que ela tenha evoluído sozinha. De acordo com os autores da descoberta, seu genoma, que contém genes capazes de desempenhar todas as funções de um ecossistema, foi montado com "doações" de outras criaturas.



Por meio de um processo chamado transferência horizontal, microorganismos conseguem trocar material genético entre si, mesmo sem manter relação de descendência. A audaxviator, por exemplo, parece ter assimilado genes de arqueanos - uma linhagem de seres microscópicos diferente das bactérias. "Isso sugere que a evolução de um colonizador tão flexível pode acontecer melhor em um planeta rico, com diversidade de organismos, em vez de com uma linha só, evoluindo suas capacidades em isolamento", diz Chivian.
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 7:31 AM 0 comentários
Terremoto atinge região da fronteira entre China, Rússia e Coreia do Norte

PEQUIM - Um terremoto com uma magnitude preliminar de 6,8 graus na escalar Richter estremeceu na manhã desta quinta-feira (horário local) a região da fronteira entre China, Rússia e Coreia do Norte.

O tremor ocorreu por volta das 9h15m (23h15m no horário de Brasília), e os prédios de escritório em Pequim oscilaram levemente durante cerca de um minuto.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos informou que o epicentro do tremor foi localizado na costa russa do Mar do Japão, a cerca de 98 quilômetros a sudoeste de Vladivostok, na Rússia, e aproximadamente a 110 quilômetros a leste da cidade de Yanji, na província de Jilin, no nordeste da China.

Ainda não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

Fonte:O Globo
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 7:10 AM 0 comentários
Estudante é expulso de escola

Estudante é expulso de escola por participar de reuniões cristãs
CHINA (12º) - Chen Le, estudante do segundo ano do Ensino Médio, declarou enfaticamente: “Eu prefiro ser expulso da escola a negar a minha fé”. No dia 20 de outubro de 2009, a diretoria da escola Huashan expulsou oficialmente Chen por assinar um documento confirmando sua identidade como um cristão. Leia abaixo o texto do Aviso Oficial de Expulsão:

Decisão de Chen Le, estudante de nossa escola Huashan

A Agência de Segurança Pública de Bazhou e outras agências descobriram que Chen Le, estudante da classe 8 do segundo ano do Ensino Médio, estava participando de reuniões cristãs. Sua escola foi notificada sobre o dever de educar o aluno e persuadi-lo a reparar suas atitudes. No entanto, os esforços do conselheiro de classe e de alguns líderes falharam e esse aluno insiste em sua decisão de não negar sua fé cristã. Ele não pode prometer que não seguirá o cristianismo ou frequentará atividades cristãs. Ele também afirma que, se a escola pedir que ele escreva uma declaração de autocrítica e autoavaliação, examinado seu erro de participar de atividades religiosas como aluno do Ensino Médio, ele prefere não frequentar essa escola. Devido à situação relatada acima, esta escola o aconselha a mudar para outra escola.

Divisão de escolas

Escola Huashan
Segunda Divisão Agrícola da Corporação de Produção e Construção de Xinjiang

Selo: Segunda Divisão Agrícola da Corporação de Produção e Construção de Xinjiang

“Declaro que o citado acima é verdadeiro.”
Chen Le, assinatura


Chen Le não se arrepende de ter assinado esse documento e ter se recusado a renunciar sua fé cristã. Sua expulsão teve um preço alto. Ele foi proibido de realizar o exame obrigatório para entrar na faculdade, o que o privou de sua educação futura.

Tradução: Missão Portas Abertas
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 7:06 AM 0 comentários
Sobrenatural ou natural?

Sobrenatural ou natural?

"Se o diabo cega e Deus resplandece, não seria mais prudente nos retirarmos do campo de batalha e deixá-los lutar?" (John Stott).

"Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus" (II Coríntios 4. 5).

Deus nos criou, a humanidade, para sermos eternos, termos vida em abundância (longevidade e qualidade), para termos paz, tranquilidade, amor, tudo enfim.

Mas, por uma intervenção de Satanás, travestido de serpente, as coisas mudaram, houve a queda, entrou o pecado no mundo, e os planos de Deus foram afetados.

Deus, então, foi firmando novos pactos, pois quer o bem de todos, ama a todos nós, mas a humanidade sempre comete erros, pecados, falhas e os objetivos do Criador acabam por serem adiados, pois é Sua vontade que "ninguém se perca".

Com a entrega de Seu Filho, Jesus, na cruz do calvário, em nosso lugar, Deus foi ao seu "limite" [se é que Ele tem limites], inaugurando então a era da Graça. Ela recebeu essa nomenclatura tendo em vista que Ele derramou sobre nós, graciosamente, um "favor imerecido": a Salvação mediante a fé em Jesus Cristo, que veio a esse mundo "para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3. 16).

Está implícita, queiramos ou não, na Graça a condição de crermos em Jesus, a condição de O recebermos no coração para termos o direito de sermos chamados filhos de Deus, de começarmos a fazer parte da família de Deus, como co-herdeiros com Cristo:

"Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam; mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem em seu nome" (João 1. 12).

Hoje o texto de John Stott discorre sobre o "sobrenatural", para o qual, segundo ele, há a participação de três personalidades: o diabo cega; Deus resplandece; e nós pregamos Cristo Jesus como Senhor.

Já discorremos, no passado, a respeito deste tema: os sinais [os milagres], que são chamados de fatos "sobrenaturais".

Cremos que ao expormos novamente este assunto, em pleno Século XXI, dias de incertezas, de insegurança, de ceticismo, quando a credibilidade da fé está abalada, face aos falsos profetas, falsos mestres, falsos cristos, falsos sinais, que grassam por aí, seremos chamados de "loucos".

Loucura é, também, um tema tratado na Palavra de Deus, e lemos em I Coríntios 1. 25 o seguinte: "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens...".

Pouco antes lemos: "Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar aos que creem, pela loucura da pregação" (v. 21).

O texto, pelo menos para nós, é tão significativo que necessitamos dar curso a ele: "Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus" (vs. 22 a 24).

Não é de hoje, portanto, que a pregação da Palavra de Deus, o crer nessa Palavra, é considerado loucura. Ah santa loucura!

Porque é a salvação de todo o que crê: "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, (...) visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé" (Romanos 1. 16-17).

No passado (1988) o que dissemos foi que "os sinais (milagres) não são frequentes hoje em dia, por nossa falta de fé", e essa afirmação tem pleno respaldo nas Palavras proferidas por Jesus, minutos antes de ascender ao céu:

"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. ESTES SINAIS HÃO DE ACOMPANHAR AQUELES QUE CREEM: (...) E eles, tendo partido, pregaram em toda parte,
COOPERANDO COM ELES O SENHOR, E CONFIRMANDO A PALAVRA POR MEIO DE SINAIS, QUE SE SEGUIAM" (Marcos 16. 15-20).

A palavra acima não é nossa, ela foi proferida por Jesus! Se não crermos no que Jesus diz, vamos crer em quê [ou em quem?], então?

Lemos, recentemente, que milagres, sinais, deveriam ser chamados de fatos naturais [com base nessa Palavra de Jesus, mencionada], e que sobrenatural DEVERIA ser a ausência de sinais.

É Jesus quem promete que Ele seguiria os que creem, confirmando com sinais as suas palavras pregadas por nós.

Assim, caro leitor, não queremos delongar muito a nossa exposição de pensamentos, mas deixamos a mensagem [a nossa, a de Stott, e, principalmente, a de Jesus] para sua reflexão.

Pense nisso, você só tem a ganhar crendo em Jesus e seguindo-O, pois: "Deus não é homem para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará, ou tendo falado, não o cumprirá?" (Números 23. 19).

Mas, como disse o Dr. Stanley Jones: "Não é preciso haver um céu para que eu me alegre nisso".

Fonte: ultimato
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 7:05 AM 0 comentários

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hb 11: 1
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 7:03 AM 0 comentários
Comenzando tu nueva vida como cristiano

Comenzando tu nueva vida como cristiano


El hacerte cristiano, es sencillamente la decisión más importante que hayas podido hacer. Al comenzar esta nueva vida con Cristo, no cabe duda que tendrás muchas preguntas. Y es probable que no estés seguro qué has de hacer después.

Este folleto fue preparado por aquellos que han estado donde tú estás ahora. Entendemos lo que estás experimentado y queremos ayudarte guiándote a través de tu primer mes como cristiano. En estas páginas encontrarás información útil sobre una variedad de materias aplicables a las necesidades del creyente recién nacido.

¿Qué me sucedió?

Ya que Dios no requiere que seamos teólogos antes de llegar a ser cristianos, quizás no comprendas completamente qué ha sucedido en tu vida. Antes de que llegaras a Cristo eras un pecador. Una sentencia de muerte colgaba sobre tu cabeza. Si te hubieses muerto en esa condición, hubieses terminado en el infierno, la morada eterna de los inicuos. Pero Jesucristo, el Hijo de Dios, vino a este mundo, vivió como un hombre, y tomó tus pecados sobre sí mismo y murió en tu lugar sobre la Cruz. Por este sacrificio y Su resurrección de entre los muertos, la promesa de vida eterna fue hecha disponible para ti.

Para aceptar este ofrecimiento, tuviste que entregar tu vida a Cristo. Cuando le diste la espalda a los pecados del pasado, Cristo recompensó tu dolor por tales acciones con completo perdón. Un cambio radical ocurrió en tu naturaleza. Ahora los deseos por los placeres de este mundo se han ido y en su lugar está un gran deseo por más de Dios.

De modo que, ¿hacia dónde voy desde aquí?

Dios está ansioso en guiarte a más profundidad y satisfacer tu deseo por las cosas espirituales. Mientras le sigues, pronto descubrirás que siendo un cristiano entregado la vida es más completa.

Es vital que te comuniques con Dios sobre una base regular. Esto incluirá establecer diariamente un tiempo a solas donde puedas estar solo con Él. Traza un plan para empezar y finalizar cada día hablando con Dios y dejando que Él te hable.

¿Por qué estos tiempos a solas, o de devoción son tan críticos? Si tienes un amigo íntimo, es porque hacen un esfuerzo por mantenerse en comunicación. Sabes que si no lo hacen, en poco tiempo se apartarán. Lo mismo va para tu relación con Jesucristo. Y ya que tu destino eterno depende de tu conexión con Él, necesitas asegurarte de que nunca te apartarás de Él. Casi sin excepción, aquellos que han regresado al mundo señalarán primero que permitieron que su vida de devoto disminuyera. ¡De modo que establece un patrón consistente de devociones diarias ahora mismo!

¿Cómo hago esto?

Primero, si no tienes una Biblia, necesitas obtener una tan pronto como sea posible. Recomendamos una Biblia con concordancia. La Biblia es la Palabra de Dios y formará una parte necesaria de tu alimentación espiritual. Encontrarás este folleto útil como una base para tu primer mes de tiempos de sosiego. Busca los versos dados y piadosamente, léelos, pidiéndole a Dios que te ayude a entender Su mensaje para ti. Cuando termines, ponte de rodillas y ora. Dios está profundamente interesado en todo lo que te concierne, así que abre tu corazón hacia Él y comunícate libremente con Él.

Mientras escudriñes estas páginas, cubrirás mucho terreno. Toma tiempo para meditar en las materias preparadas. Si tienes preguntas más adelante sobre algo en particular, pregúntale a tu ministro, a otro cristiano, o escríbenos y haremos todo lo que podamos para ayudarte.

Si usas esta guía durante tus devociones matutinas, tal vez quieras empezar leyendo el Nuevo Testamento para tus tiempos de sosiego vespertinos. Termina tu lectura con una oración y alabanza a Dios por haber estado contigo durante el día. Llegarás a atesorar profundamente estos tiempos especiales con el Señor.

En los meses por venir, usa las amonestaciones de este folleto para chequearte a ti mismo ocasionalmente. ¡Entonces mientras estés determinado a permanecer cerca de Cristo, Él te guardará hasta el día que Él te llame a casa!
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 6:46 AM 0 comentários
Prayer Closet

Devotional for February 18

Prayer Closet

“But thou, when thou prayest, enter into thy closet, and when thou hast shut thy door, pray to thy Father which is in secret; and thy Father which seeth in secret shall reward thee openly.” – Matthew 6:6

When I was a child, one of my favorite activities was rearranging my bedroom. I would shift each piece of furniture, sometimes a little and sometimes a lot. Often, I would fix it in such a way that there was a little space here or there that could be my “reading corner.” With a few pillows, the appropriate stuffed animals to carefully listen, and a blanket to curl up with, an inviting place to read was awaiting only one thing: a reader.

Despite my love for a good reading corner, I actually found that I did most of my reading elsewhere. In fact, there were very few places I did not read. I would read walking down the hall, lying on my bed, on the couch with my family, even at a professional basketball or baseball game. (Yes, I did get teased appropriately for that!) Having a designated place did not discourage reading throughout the day, whenever and wherever I had a moment. And I did not read just because I was supposed to; I read because I loved to, because I was curious, and because it was habit.

Jesus directed His disciples to go to their closets—a place of privacy—to pray. There is no indication that He intended this to be a “prayer closet” along the lines of my old “reading corners,” but there is something to be said for having a set-aside place (and time) to be with our Father. Our focus can be strengthened by regularity, and privacy and solitude deepen our intimacy with Him.

Just as my love for reading was not limited to my specially set-aside places, so our prayer lives should also extend into all areas of our lives. We may start the day in a regular place as part of our routine, and be propelled into “praying without ceasing” no matter where we are throughout the rest of the day. Though we discipline ourselves to pray at certain times, a love for conversation with our Father is constantly growing. We pray to venture deeper into the heart of God, to enter into the mystery and to wonder at the majesty of all that He is. And we pray because it is what we know to do—our first natural response to circumstances in life.

No matter where or when we pray, we can rejoice in the simplicity of prayer—connecting with our Creator anytime, anywhere, and knowing that He will answer.
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 6:45 AM 0 comentários
An Atheist Meets a Believer

An Atheist Meets a Believer

By Barry Heid

I was a religious skeptic. Although I grew up in a family that went to church every Sunday, I became critical of the church and dissatisfied with religious philosophies. Soon I found myself not wanting anything to do with church or religious people. In fact, for thirteen years I did not set foot inside a church except to attend my grandmother’s funeral. Eventually I called myself an atheist. When I encountered religious people, I watched their lives just to prove to myself that they were only hypocrites. I enjoyed arguing religion, and researched subjects like evolution to arm myself for potential confrontations.

The witness of a true Christian

Then, God brought me into contact with a real Christian. One day as I looked through a stack of job applications, I noticed one applicant had made references to Sunday school and church activities. I thought, If this person is hired, I will probably be getting sermons! But during the interview, the only reference the applicant made to anything religious was that she was a leader in the Sunday school at her church. It turned out that she was the most qualified, and so was offered the job. After she came to work, I watched her life, looking for signs of hypocrisy. I couldn’t find any, and her work was outstanding so I was happy with my choice.

Once, to stimulate a discussion, I asked if her church believed in creation or evolution. She replied that she believed in creation. So I quickly thought, Oh, good! I’m going to have a little fun with this! I wasn’t planning to do anything mean, but just to have a little sport. However, when I brought up my questions, she just said, “Well, rather than arguing with you, I’ll bring you a tract that explains better than I could what my stand is on that subject.”

The next day, she brought me a tract on creation versus evolution. After reading it, I felt different than I ever had when I’d tried to get into a religious argument. Something inside me said, Who am I to be critical toward someone else’s beliefs? From then on, I had no interest in getting into religious arguments.

Secretary takes a stand

Several weeks later, I didn’t want to talk with a certain consultant until I had an opportunity to verify some information. So I told my secretary to tell him that I wasn’t in. She quickly responded, “I won’t do that. I can’t lie and tell him that you’re not here when you are.” I was shocked because I hadn’t really considered that I was asking her to lie. I felt guilty. Here I had been thinking I was moral and doing all right, and yet I was trying to get somebody to lie for me. I left the office telling her, “Okay, I’m actually going to go.”

That incident started me thinking. Maybe I really wasn’t quite as successful at being moral as I thought. For a number of years, I had either discounted Heaven or tried to convince myself that if there was such a place, I’d make it because certainly God would be grading on the curve and I felt I was better than many other people. But all of a sudden, my philosophy didn’t seem very sound.

In the meantime, I had met my secretary’s husband, and observed that they seemed so content with life and happy with their Christian faith. I wasn’t by any means ready to take the plunge, but I started thinking that may­be religion wasn’t as bad as I had labeled it.

An invitation accepted

They invited me to their church, and I didn’t have any reason to say no. Also I had a certain amount of curiosity. Yet after I had committed myself to go, I started getting cold feet. I had never been inside a Protestant church, and I had no idea what to expect. But from the moment I walked into the building, I was pleasantly surprised.

Everybody was very friendly to me. When I had attended church as a child, we belonged to a large parish. The church was crowded and nobody said hello to anyone. But in this church, it seemed everyone walked up, greeted me, and introduced themselves. I was skeptical because I thought they were just being cordial since they knew I was coming. However, I watched and they were friendly to everyone. It was like a big, happy family. I was impressed with what I observed, though I was still apprehensive as to exactly what would happen in the meeting.

During the service, I enjoyed the music and even tried to join in with the congregational singing. But the testimonies really stopped me in my tracks. I had never heard people stand up in a meeting and tell what God had done for them. It impressed me. I was almost in awe as I listened to the people say how God had worked in their lives. For the first time, I thought maybe there really was something in this for me.

The sermon was exactly what I needed too. Interestingly, the preacher’s subject was evolution. I thought, Well I guess I deserve this! I listened and left thinking, There is something here. So I attended the next service, enjoying it and feeling good about religion, something I had never really felt before.

A growing interest

From that point on, I became more and more interested in finding out about this thing they called salvation. I asked questions and talked to the pastor. He encouraged me to read the Bible and pray. A couple of weeks later, I asked Jesus for forgiveness and gave my life to Him. He saved me. What a difference that made in my life!

From then on, I wanted to be in church. The Bible interested me and I loved singing the church songs. Other things were different too. The swearing stopped. Although I had not cursed much, I did when I hurt myself. One time after I was saved, I hit my thumb with a hammer. It surprised me that I did not curse. Instead I laughed as I realized again what a different person I had become.

Like many new Christians, I had things to deal with as I started this different way of living. Day by day, the Lord helped me learn what He wanted. And He’s still teaching me.

One of the lessons I learned was about making restitution. A number of years before I was saved, I had stolen some things at a place where I had worked. In themselves they were not particularly valuable, but accum­ulatively they had a certain amount of worth, although I did not know how much. I knew I had to do something. So I prayed about it for a while and finally felt that the Lord gave me a dollar figure that I should send to make it right. That was not an easy thing to do, because I really liked the people and felt I had let them down. But I knew I had to do it, so I wrote my former boss a letter and explained what had happened. I told him that I had been saved and wanted to make this situation right and enclosed the amount of money, requesting his forgiveness. A few weeks later, I received a nice letter from him. He was so appreciative that I had returned the money for the value of the material I had taken. Since that time, I have been back to visit him and the people I worked with, and still consider them good friends. So the Lord undertook.

The nature of my job brought me into contact with many influential community and business leaders. I know these people were watching my life just as I watched others. I pray that I can be the example that I should be.

Barry Heid is a member of the Apostolic Faith in Yakima, Washington.
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 6:44 AM 0 comentários
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Paixão pelas almas

PAIXÃO PELAS ALMAS

1. O AMOR DE DEUS PELO MUNDO

a) Deus amou "de tal maneira" que... - Jo.3:16.

b) Deus prova seu amor para conosco... - Rm.5:7,8.

c) Deus deseja que todos sejam salvos... - I Tm.2:4.



2. O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO

a) A reconciliação é o primeiro passo na obra de salvação - Rm.5:10.

b) Começa na cruz, e foi confiado a nós - I Co.5:18-20.



3. DEVEMOS AMAR OS PERDIDOS

a) Paulo fazia todo o possível ao seu alcance para alcançar o máximo de

pessoas possível - I Co.9:19-23.

b) Disposição de dar a própria vida - At.20:24.

c) Projeto de tempo integral (a tempo e fora de tempo) - II Tm.4:2.

d) Devemos salvar as almas, arrebatando-as do fogo do inferno - Jd.22,23.



4. FRUTIFICAÇÃO

a) O crente que não frutifica será cortado da videira - Jo.15:1-3.

b) Só podemos frutificar pelo fluir da vida de Cristo em nós - Jo.15:4,5.

c) Deus quer uma frutificação abundante (muito fruto) - Jo.15:8.

d) Frutos que permanecem (consolidação e discipulado) - Jo.15:16.

e) Fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras - Ef.2:10.

f) Nossas obras (ministério) são chamadas frutos - Cl.1:10.



5. VISANDO A RECOMPENSA

a) A recompensa depende de uma atitude correta - I Co.9:16-18.

b) O tribunal de Cristo - II Co.5:10.

c) A recompensa vem das mãos do Senhor Jesus - Ap.22:12.

d) Não é quanto fazemos, mas sim a nossa fidelidade ao que Deus nos confiou a fazer - Mt.20:1-16.

e) Resplandecendo como estrelas - Dn.12:3.

f) Nada que fazemos para o Senhor é em vão - I Co.15:58.

g) Nossas obras nos acompanham - Ap.14:13.



Lição 02 - ESTRATÉGIAS DE EVANGELISMO

Reconhecimento: Grande parte do material desta lição foi compilado e adaptado do livro: "Tocando corações - Um Guia prático" por Ralph W. Neighbour Jr., editado em português.



1. TIPOS DE INCRÉDULOS



a) A receptividade de cada pessoa ao evangelho é diferente. Devemos

saber trabalhar com cada tipo de pessoa não crente. Jesus comparou o

evangelismo à pescaria (Mc.1:16); e todo pescador sabe que para cada

tipo de peixe, há uma isca ou estratégia diferente.



b) Tipo "A" e Tipo "B":



c) Características do Tipo "A":

1. Pessoas dispostas a participarem de um culto ou reunião de célula.

2. Possuem as mesmas crenças gerais. Ex: Jesus, a Bíblia, etc.

3. Talvez já tenham sido membros de uma igreja e estão inativos hoje.

4. Estão buscando por alguma coisa.

5. Seu conhecimento bíblico é incompleto.

6. Estão abertas ao estudo bíblico e à explicação do plano de salvação.



d) Características do Tipo "B":

1. Não tem interesse na fé cristã..

2. Não tem em comum conosco as mesmas crenças gerais.

3. Elas nunca foram membros de igreja.

4. Não estão buscando o propósito divino para si, e não estão interessadas em participar das atividades da igreja.

5. Possuem pouco conhecimento bíblico e do cristianismo.

6. Não estão abertas ao estudo bíblico, nem à explicação do plano de salvação. Um relacionamento de amizade deve ser iniciado, para que possam ser expostas à realidade do Cristo vivo em nossas vidas.



e) O homem de paz - Lc.10:1-7 / At.10:1-8 e 24 / Mc.12:34


2. REDE OIKOS


a) OIKOS é uma palavra grega, geralmente traduzida no N.T. como

"casa", mas que possui um significado mais abrangente; descreve a

rede de relacionamentos, as pessoas mais próximas.

b) Cornélio reuniu em sua casa o seu próprio OIKOS: At.10:24.

c) Pesquisas feitas em vários lugares do mundo mostram que a maioria das pessoas se converte por intermédio de alguém de seu OIKOS:

* Uma necessidade especial
* Assistir a um culto
* Pastor
* Visitação
* Estudo Bíblico
* Campanha evangelística
* Atividade da igreja



e) Alistando o seu OIKOS:



Escreva sua própria lista com sua rede oikos.



3. MEU TESTEMUNHO PESSOAL

a) É necessário que cada um de nós saiba elaborar o próprio testemunho.

b) O testemunho de Paulo serve de exemplo para que cada um de nós possa elaborar o seu próprio testemunho pessoal de forma clara e objetiva:

* Minha vida antes de me tornar cristão era assim:

"Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer um de vocês hoje. Persegui os seguidores deste Caminho até a morte, prendendo tanto homens como mulheres e lançando-os na prisão, como podem testemunhar o sumo sacerdote e todo o Conselho. Cheguei a obter destes cartas para seus irmãos em Damasco e fui até lá, a fim de trazer estas pessoas a Jerusalém como prisioneiras, para serem punidas" (Atos 22:3-5).

* Veja o que me fez concluir que eu precisava de Jesus:

"Por volta do meio-dia eu me aproximava de Damasco, quando de repente uma forte luz vinda do céu brilhou ao meu redor. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo! por que você está me perseguindo?’ Então perguntei: Quem és tu, Senhor? E ele respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem você persegue’. Os que me acompanhavam viram a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo" (Atos 22:6-9).

* Estes são os detalhes de minha conversão a Cristo:

"Assim perguntei: Que devo fazer, Senhor? Disse o Senhor: ‘Levante-se, entre em Damasco, e ali lhe será dito o que você deve fazer’. Os que estavam comigo me levaram pela mão até Damasco, porque o resplendor da luz me deixara cego. Um homem chamado Ananias, piedoso segundo a lei e respeitado por todos os judeus que ali viviam, veio ver-me e, pondo-se junto a mim disse: ‘Irmão Saulo, recupere a visão’. Naquele mesmo instante pude vê-lo". (Atos 22:10-12).

* Para mim ser cristão significa:

"Então ele disse: ‘O Deus de nossos antepassados o escolheu para conhecer sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca. Você será testemunha dele a todos os homens, daquilo que viu e ouviu. e agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele". (Atos 22:14-16).

"Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus". (Atos 20;24).

c) Desenvolva na folha seguinte (em branco) o seu próprio testemunho RESUMIDO, usando estes quatro pontos:

1. Como era minha vida antes de me tornar cristão;

2. O que fez concluir que eu precisava de Jesus;

3. Os detalhes da minha conversão a Cristo;

4. O que significa para mim ser cristão.

4. JOÃO 3:16

a) Muitos têm dificuldade de serem objetivos na exposição do plano de salvação. O gráfico abaixo o auxiliará a expor a obra de Cristo com mais clareza e precisão:


Lição 03 - INTERCESSÃO



1. PORQUE ORAR?



a) Deus só age na terra mediante oração - Mt.6:10.

b) A terra foi dada aos homens - Sl.8:6; Sl.115:16

c) O homem passou sua autoridade ao diabo - Lc.4:6 ; II Pe.2:19.

d) Jesus retomou das mãos do diabo esta autoridade - Ap.1:18.

e) CONCLUSÃO: Para que Deus possa agir na terra, o homem tem que pedir. Foi Deus mesmo quem quis assim. A petição é a abertura que o homem em sua autoridade dá a Deus para que sua ação na terra.


2. A INTERCESSÃO NA BÍBLIA



a) O homem sempre necessitou de intercessão: Jó 9:32,33.

b) O ministério atual de Jesus é a intercessão: Hb.7:25

c) A intercessão pode poupar vidas: Gn.18:20-33; Dt.9:11-29; Ez.22:30.

d) A intercessão se destaca ainda mais no Novo Testamento:

* At.4:24-31 - intercessão pelo mover do Espírito Santo;
* At.12:5 - intercessão por livramento;
* Gl.4:19 - dores de parto pelos gálatas;
* Ef.1:16-19 - intercessão por revelação;
* Ef.3:14-19 - intercessão pela vida espiritual;
* Ef.6:19,20 - intercessão pelo ministério da Palavra;
* Fl.1:3,4,9-11 - intercessão pela vida espiritual;
* Cl.1:9-11 - intercessão pela vida espiritual;
* Cl.4:12 - intercessão pela vida espiritual;
* I Tm2:1-4 - intercessão pelas autoridades e por salvação;
* Fm.22 - intercessão por livramento;
* I Jo.5:16 - intercessão por restauração dos que caíram;
* Ap.22:17 - intercessão pela volta de Jesus.


3. INTERCESSÃO PARA SALVAÇÃO



a) I Tm.2:1-4 - Deus quer que oremos... pois quer os homens salvos!

b) Lucas 13:1-5 - O que não é a causa de mortes trágicas.

c) Lucas 13:6-9 - O que é a causa: falta de intercessão.



4. ORANDO POR SUA LISTA



a) Devemos interceder especificamente pela nossa rede OIKOS;

b) A lista não apenas nos impede de esquecer de orar, criando uma disciplina neste sentido, como também permite uma oração específica por cada pessoa do OIKOS segundo suas dificuldades.

c) Comece a usar a lista já preenchida na lição anterior.


Lição 04 - BATALHA ESPIRITUAL



1. A NOSSA LUTA



a) Nossa luta é contra poderes espirituais - Ef.6:10-12.

b) Devemos nos revestir da armadura de Deus - Ef.6:13-17.

* cingir os lombos com a verdade;
* vestir a couraça da justiça;
* calçar os pés na preparação do evangelho da paz;
* tomar, sobretudo, o escudo da fé para apagar os dardos do inimigo;
* tomar o capacete da salvação;
* tomar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.

c) Nossa guerra é feita mediante oração - Ef.6:18.



2. COMO SATANÁS AGE NOS INCRÉDULOS



a) O diabo deixa os incrédulos espiritualmente cegos - II Co.4:4.

b) Produz ensinos enganosos - II Tm.4:1.

c) Tenta impedir que preguemos - Rm.1:13; I Ts.2:18.

d) Tenta estragar o que já foi feito - Mt.13:19; I Ts.3:5.



3. A AUTORIDADE DO CRENTE



a) Cristo já venceu o diabo e os demônios na cruz - Cl.2:15; Hb.2:14,15.

b) Cristo tem todo poder e autoridade - Mt.28:18; Ap.1:18.

c) Cristo nos delegou SUA autoridade contra os demônios - Mc.16:17.

d) O poder do nome de Jesus - At.16:16-18; Ef.1:19-22; Fl.2:9-11.

e) Não é Deus quem fará nada contra o diabo; nós é quem devemos fazê-lo - Ef.4:27; Tg.4:7; I Pe.5:8,9.



4. COMO BATALHAR PELOS PERDIDOS



a) Orar e interceder sempre (pedindo mais tempo e "adubo") Lc.13:6-9.

b) Exercer autoridade sobre o poder do inimigo - Mt.12:28.

c) Clamar por revelação - Ef.1:17; Mt.16:15-17.



5. O JEJUM



a) O jejum é uma arma na guerra espiritual - Mt.17:21.

b) Não há nenhuma ordem direta para jejuar, mas o jejum é mencionado

por Jesus Cristo como parte da vida cristã - Mt.6:16-18; Mt.9:14,15.

c) O jejum não muda Deus. Ele é o mesmo antes e depois de nosso jejum, pois Ele não muda (Ml.3:6). Mas o jejum tem o poder de nos mudar. Enfraquece a carne e dá autoridade ao cristão.

d) Há diferentes tipos de jejum: total, com água, parcial, etc.



6. EXPULSANDO DEMÔNIOS



a) Todo crente tem autoridade para fazê-lo - Mc.16:15-18.

b) Só expulsamos demônios no nome de Jesus - At.16:16-18.

c) Algumas vezes a unção pode providenciar a libertação sem uma palavra de ordem específica - At.19:11,12.

d) Envolve vida com Deus e conhecimento da autoridade - At.19:13-17.

e) É preciso ter fé - Mt.17:19,20.



Lição 05 - PODER PARA TESTEMUNHAR



1. A PROMESSA DE JESUS

a) O evangelho seria testemunhado com poder - At.1:8.

b) O poder vem do Espírito Santo - At.1:8; At.4:29-31.



2. ESTES SINAIS SEGUIRÃO...

a) Jesus prometeu que os sinais seguiriam o evangelho - Mc.16:17,18.

b) Ele cumpriu sua promessa naqueles dias- Mc.16:20; Rm.15:19; Hb.2:4.

c) Jesus continua cumprindo sua promessa - Hb.13:8.

d) Jesus prometeu que faríamos os mesmos sinais e até maiores - Jo.14:12.



3. MOVENDO NO SOBRENATURAL

a) O Senhor Jesus se movia no Espírito Santo - Lc.4:1,14-21.

b) O Senhor Jesus andou na terra como homem ungido pelo Espírito; não operou seus milagres na condição de Deus, senão não poderíamos fazer as obras que Ele fez e nem tampouco maiores! Ele se esvaziou de si mesmo - Fl.2:5-8.

c) Cristo não lançou mão de seus atributos divinos no seu ministério:

* Ele não usou a Onipresença; ia a um lugar de cada vez - Mc.1:38,39.
* Ele não usou a Onisciência; cresceu em sabedoria - Lc.2:52.
* Ele não usou a Onipotência; precisou ser ungido com o poder do Espírito - At.10:38.

d) Nosso desafio é seguir o exemplo de Cristo e dar continuidade à sua obra, testemunhando sua ressurreição no poder do Espírito.



4. OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

a) Concernente aos dons espirituais - I Co.12:1-7.

b) Categoria dos dons:

* Dons de Revelação:

1. palavra de conhecimento;

2. palavra de sabedoria;

3. discernimento de espíritos

* Dons de Poder:

1. dons de curar;

2. dom da fé;

3. operação de milagres.

* Dons de Inspiração:

1. variedade de línguas;

2. interpretação de línguas.

3. dom de profecia;

c) Devemos buscar os dons

* Desejar os dons – I Co14:12
* Buscar os dons – I Co.12:31 e I Co.14:1
* Orar especificamente – I Co.14:13
* O Espírito Santo distribui os dons como quer – I Co.12:11
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 8:25 AM 0 comentários
Janela 10/40

O que é a Janela 10/40

JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40.
Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.
Os países com as maiores populações não cristãs são: CHINA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, BANGLADESH, PAQUISTÃO, NIGÉRIA, TURQUIA e IRÃ, todos na Janela 10/40.
Devido a estes fatos, torna-se primordial para nós, cristãos, neste novo milênio, focalizar nossos recursos, sejam espirituais, financeiros ou sociais, sobre o necessitado povo que vive na Janela 10/40.
Se desejamos mudar este quadro, devemos considerar alguns fatos de muita importância:
- O significado Bíblico e histórico
- O domínio do islamismo, do hinduismo e do budismo
- A pobreza acentuada
- A diversidade de línguas e culturas
- A concentração de seitas diabólicas


Países que formam a Janela 10/40

ORIENTE MÉDIO – 21 PAÍSES
Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Palestina, Jordânia, Kuweit, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Síria, Sudão, Tunísia e Turquia.
ÁFRICA – 12 PAÍSES
Benin, Burkina, Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger e Senegal.
ÁSIA – 21 PAÍSES
Afeganistão, Bangladesh, Barein, Butão, Camboja, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Filipinas, Índia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan (Formosa) e Vietnã.
EURÁSIA – 3 PAÍSES
Cazaquistão, Turcomênia e Tadjiquistão.
EUROPA – 4 PAÍSES
Albânia, Chipre, Gibraltar e Grécia.
Nem todos os crentes sabem que no mundo ainda há povos completamente ignorantes da existência de Jesus Cristo e seu plano redentor. Poucos se importam em saber que hoje no oriente há cristãos presos e sendo torturados por causa de sua fé. Quantos têm um programa intensivo de oração pelos povos não alcançados pelo evangelho? Saber que há povos cometendo suicídios e guerras, por falta de esperança ou fanatismo, não é um assunto que interessa a todos os cristãos.
Os cristãos no mundo estão direcionando apenas 1,2% do seu fundo missionário e de seus missionários estrangeiros para bilhões de pessoas que vivem no mundo evangelizado.
No mundo ainda há dezenas de país com suas portas total ou parcialmente fechadas à entrada de missionários.
Há 28 países muçulmanos (sem incluir seis da antiga união soviética), 7 nações budistas, 3 Marxistas e 2 países hindus, formando o maior aglomerado de povos não alcançados.


Porque evangelizar os povos da Janela 10/40


- Porque ali vive o maior número de povos não alcançados pelo evangelho. Cobre 1/3 total do planeta e representa 2/3 da população do mundo. São cerca de 3,2 bilhões de - pessoas em 61 países.
- Porque ali está a maioria dos seguidores das 3 maiores religiões do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduismo.
- Porque de cada 10 pobres na terra, 8 estão nessa região.
- Porque dos 50 países menos evangelizados do mundo 37 estão nessa área.
- Porque as maiores Capitais do mundo estão nessa região.
De acordo com os missiólogos, há diversidades no número de povos não alcançados pelo evangelho hoje. Para Ralph Winter, há 17 mil povos não alcançados e 12 mil línguas. David Barrete declara que são 11 mil o número total de povos não alcançados. Bob Waymire também arrola 11 mil povos diferentes no mundo. Patrick Johnstone avalia em 12.017 o total de povos não alcançados em todo o mundo. Subtraindo desse número os povos entre os quais há cristãos, missionários de fora e autóctones, restam apenas 1.200 povos a serem alcançados. Em sua perspectiva, 99% da população do mundo serão cobertos, inteiramente, com a mensagem do evangelho se ela for transmitida, no máximo, entre 400 e 500 línguas diferentes.
Então concluímos que missões, ainda não é um assunto sério para muitas igrejas. Enquanto templos são enfeitados e grande parte do tempo é utilizada para inúmeros programas, missões é ocasional, ainda não é assunto íntimo.


O Mundo dos povos não alcançados


Segundo alguns estudiosos, temos aqui algumas estatísticas:
- Cada hora 10700 crianças nascem e morrem sem escutar as Boas Novas em países da Janela 10/40;
- Cada hora de esforço missionário resulta em 9.800 pessoas escutando o evangelho pela primeira vez;
- O resultado é a redução no mundo não evangelizado de 500 pessoas a cada hora, ou pouco mais que 4 milhões de pessoas por ano.
- 9 em cada 10 países mais pobres do mundo estão na África e 8 destes são parte do mundo menos evangelizado.



Fonte: SENAMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.