quarta-feira, 10 de março de 2010

Mantendo o espírito de conquista


TEXTO:Nm 13:26


Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra. 27 E deram o seguinte relatório a Moisés: “Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. 28 Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. 29 Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão. 30 Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! 31 Mas os homens que tinham ido com ele disseram: Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. 32 E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: “A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. 33 Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles.




INTRODUÇÃO:


- Nesta ministração veremos como somos cercados por pessoas que tem um espírito passivo e derrotista.


Sua influência pode nos levar a perdermos o nosso objetivo principal. Eles são como verdadeiros apagadores de fogo, matadores de sonhos, consumidores de energia, envenenadores da fé e inimigos das nossas conquistas.


- Saberemos quais as conseqüências que eles provocam em nossas vidas.


- Saberemos como tratar com eles, como resisti-los na fé.


1 - CONQUISTADORES NA RODA DOS DESMOTIVADOS, OU INFLUENCIAM OU SÃO CONTAMINADOS


a - Estamos cercados de “bolas murchas” o tempo todo e é preciso que tomemos cuidado senão eles nos esvaziarão também.


b - Eles se aproximam de nós só para nos sugar as energias, para nos esvaziar porque eles não tem “gás” para nos encher. Ninguém pode dar o que não tem.


c - O que os desmotivados nos dizem tende a nos esvaziar aos poucos e quando menos esperamos, estamos igual a eles, um “bola murcha”. Sem propósito, sem visão, sem unção, sem motivação, desanimados, acomodados e lamentando a nossa própria miséria. Um peso morto.


2 - NÃO PERDER DE VISTA O ALVO PRINCIPAL


- Ne 6:1 - Quando Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o restante de nossos inimigos souberam que eu havia reconstruído o muro e que não havia ficado nenhuma brecha, embora até então eu ainda não tivesse colocado as portas nos seus lugares, 2 Sambalate e Gesém mandaram-me a seguinte mensagem: “Venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono”. Eles, contudo, estavam tramando fazer-me mal; 3 por isso enviei-lhes mensagei­ros com esta resposta: “Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?” 4 Eles me mandaram quatro vezes a mesma mensagem, e todas as vezes lhes dei a mesma resposta.


a - Sempre que tentamos construir algo significativo, levantamos opositores para nos fazer voltar atrás em nossas decisões.


b - Quem não tem objetivo (os bolas murchas), não aceita o sucesso de alguém, não consegue se alegrar quando alguém decide vencer, ou construir algo importante.


c - Não podemos permitir que a investida dos “bolas murchas” nos perturbe a mente e nos mine a autoconfiança. Eles mandaram a mesma mensagem por quatro vezes, numa tentativa de minar o coração e a paciência de Neemias até atender aos seus intentos.


d - Não devemos esperar incentivo de quem tem a alma tomada pela inveja e pelo fracasso.


- Ne 4:1 - Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus 2 e, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: “O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas?”3 Tobias, o amonita, que estava ao seu lado, completou: “Pois que construam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe!”


- Eles sempre tentarão desvalorizar, diminuir e desprezar o que para nós é significativo.


3 - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL, MESMO EM FACE DAS PROVOCAÇÕES


- Nm 20:7 “E o SENHOR disse a Moisés: 8 “Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”. 9 Então Moisés pegou a vara que estava diante do SENHOR, como este lhe havia ordenado.10 Moisés e Arão reuniram a assembléia em frente da rocha, e Moisés disse: “Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar?”11 Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam.12 O SENHOR, porém, disse a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou”.13 Essas foram as águas de Meribá, onde os israelitas discutiram com o SENHOR e onde ele manifestou sua santidade entre eles.


- Temos que ter cuidado com os apagadores dos nossos sonhos, os “bolas murchas”, porque muitas vezes para atendermos aos seus apelos, poderemos até perder o equilíbrio emocional e estourarmos a nossa bola que está cheia.


- Dessa forma só quem perde, somos nós mesmos, por eles já estão murchos mesmo e não tem nada para perder.


- Isso acontece sempre que estamos cheios de fé, de alegria, de vontade de trabalhar e produzir.


Eles nos vêem cheios e começam a nos provocar. Falam coisas desagradáveis; trazem problemas; fofocas; intrigas; discutem; falam mal dos outros; dizem que temos que agir; nos cobram atitudes que eles mesmo não fazem; murmuram; reclamam etc. isso acontece até que ficamos perturbados e estouramos.


4 - SUPERAR AS AMEAÇAS E A INTIMIDAÇÃO


- Lc 13:31 Naquela mesma hora alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Saia e vá embora daqui, pois Herodes quer matá-lo”. 32 Ele respondeu: “Vão dizer àquela raposa: Expulsarei demônios e curarei o povo hoje e amanhã, e no terceiro dia estarei pronto. 33 Mas preciso prosseguir hoje, amanhã e depois de amanhã, pois certamente nenhum profeta deve morrer fora de Jerusalém!


- A visão dos “bolas murchas” é de nos intimidar e gerar um medo em nosso interior que pode nos paralisar. Eles impõem terror em nossa alma, a fim de evitar que operemos na obra de Deus.


- Jesus não era um desmotivado e nem um medroso. Sua resposta foi: “Prossigo hoje, amanhã e depois de amanhã...”. Ele tinha um alvo, um propósito e ainda não havia alcançado.


- Muitos deixam seus objetivos, seus projetos pela metade. Não terminam o que começaram porque o medo e a intimidação os dominaram a alma, a fé e a confiança.


CONCLUSÃO:


1 - Saia da roda dos “bolas murchas” senão eles podem esvaziar a sua. Não dê o braço a quem não tem motivação e propósito.


2 - Saiba que se você não influenciar o seu meio ambiente, você será influenciado por ele.


3 - Mantenha a sua “bola cheia”, mas tenha cuidado para não estourar.


4 - Mantenha a visão no seu alvo e não dê atenção e ouvido aos opositores ao seu redor.


5 - Mantenha o seu relatório sempre cheio de esperança e nunca escreva nele, que existe algo impossível para se alcançar.


6 - Saiba que você jamais conquistará algo sem levantar opositor, ouvir coisas desagradáveis, enfrentar os apagadores de sonhos e ter que superar os próprios limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.