sábado, 22 de outubro de 2011

AFEGANISTÃO

Igrejas se tornam cada vez mais escassas no lado esquerdo do país

Não existem mais igrejas cristãs abertas publicamente no lado esquerdo sul do Afeganistão, de acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos.

A última igreja cristã dessa região foi demolida em março de 2010, segundo relatório do Departamento do Estado de Liberdade Religiosa Internacional, que também afirma que não existem escolas cristãs na região.

“Não há mais igrejas cristãs; os tribunais não têm julgado os procedentes pedidos da Igreja para concessão e os proprietários de terras destruíram o edifício em março. Capelas e igrejas estão sendo encontradas pela comunidade internacional em bases militares.”

O relatório também afirma que as opiniões negativas da sociedade e as suspeitas em relação às atividades cristãs estão fazendo com que os grupos cristãos sejam segmentados, incluindo ex-muçulmanos e cristãos. E a falta de posicionamento do governo para proteger as minorias contribui para a deterioração da liberdade religiosa.

Hoje, a maioria dos cristãos do Afeganistão tem medo até mesmo de “falar sobre suas crenças ou se reunir em um culto.” O relatório diz que a Constituição do Afeganistão pode estar entrando em contradição, quando o assunto é o livre exercício da religião.

Enquanto a nova Constituição do país proclama que o Islã é a “religião oficial do país” e que “nenhuma lei pode ser contrária às crenças e às disposições sagradas do Islã”, ela também afirma que “os seguidores de outras religiões são livres para exercer a sua fé e seus ritos religiosos dentro dos limites da disposição da lei”.

Segundo o relatório, os muçulmanos que deixarem o Islã correm o risco de ter seus casamentos desfeitos, ser rejeitados por sua família e perder seus empregos.

Mais de 99% da população afegã é formada por muçulmanos, sunitas e xiitas. Os grupos religiosos não-muçulmanos compõem menos de 1% da população: os outros grupos religiosos que diferem do Islã são os sikhs, bahais e os hindus.

FonteWorthy News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.