sábado, 3 de março de 2012

A CURA DE BARTIMEU



“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Marcos 10:46-52

A narrativa de Bartimeu trata-se de uma história real. Pode assemelhar-se à história de muitos outros. Sua história pode não corresponder exatamente a deste homem. Mas pode existir algo em comum entre você e Bartimeu.

Talvez você não seja cego. Nem mendigo. Você pode encontrar-se necessitado, desesperado, angustiado ou sob culpa.

Faça como Bartimeu hoje: Clame por Jesus! Venha a Ele! Disponha-se a segui-lo.

Vamos analisar algumas coisas nessa história:


QUEM ERA BARTIMEU?

Literalmente, o texto diz que Bartimeu era cego, muito provável nunca teria visto a luz, e isso o tornava limitado em suas ações e mobilizações, ficando impossível de contemplar as belezas da vida.

A cegueira física inutiliza o homem para muitas coisas e o limita das ações, paralisando muitos projetos. Que não é difícil para os que têm o dom da visão.

Há uma cegueira espiritual que inutiliza o homem de ver e contemplar as coisas belas da vida que Deus proporcionou para que assim usufruíssem. Mas muitos estão cegos em seus entendimentos e obtusos em suas ações. “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” II Coríntios 4:3,4

Assim como a cegueira física a cegueira espiritual, torna o doente desqualificado, dependente, humilhado em suas ações, e limitado para fazer o que a perfeita visão poderia lhe proporcionar.

O texto afirma que Bartimeu era mendigo. A cegueira produz empobrecimento, marginaliza, segrega e discrimina, pois muitos evitam a compainhas de alguém que não tem visão.

Há vários níveis de mendicância: Física; Emocional; Afetiva; Psicológica; Espiritual.


O DIA EM QUE BARTIMEU ENCONTROU-SE COM JESUS

O texto afirma que Bartimeu ‘ouviu barulho da multidão que seguia a Jesus’. Lc 18:36 “E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.”

Bartimeu era cego, mas não surdo. Esse comportamento foi que lhe deu a salvação e a cura dele: o de estar atento, ouvir o que se passava ao seu redor.

Muitos têm ouvido o barulho da multidão seguindo a Cristo. Para muitos, isso é a coisa mais natural do mundo (São os insensíveis).

Muitos acham perda de tempo, vai lhe tirar o foco das verdadeiras necessidades e prazeres da vida. (os materialistas)

Outros consideram que aqueles que seguem a Jesus não têm o que fazer; são ‘umas Marias vai com as outras’; são influenciados pelos líderes fanáticos. (São os que acham que não precisam de Jesus; são céticos).

Há os conformados que se habituaram a vida sem visão, sem sonhos, com a miséria e pobreza, se acham bem, convivem com a desgraça e acham tudo normal. Não querem ver e ainda se orgulham disso.

Muitos até dizem acreditar em Jesus; mas ficam tardando a sua decisão para mais tarde, quando forem mais velhos.

ATITUDE DE BARTIMEU QUANDO “OUVIU” O TROPEL DA MULTIDÃO?

“E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.” Lc 18:36

Mostrou que estava vivo e atento e preparado para mudança, ele perguntou: ‘o que era aquilo? Porque a multidão? A quem estava seguindo? Aonde iriam? Ele sentia que àquela multidão tinha algo de diferente. ’

Alguém lhe falou que Jesus, O Nazareno, estava passando. Lc 18:37

Era tudo que Bartimeu esperava; uma esperança brotou em sua vida; ele sentia que tinha chegado o dia de ser curado, de ser liberto de seu mal; a oportunidade era única e singela. Era a ultima vez que Jesus passava por Jericó, e seguia para Jerusalém onde seria morto.

“Hoje, se ouvires a voz do Senhor, não endureçais os vossos corações”. Hb 3:15

Desejou mudança: ‘PÔS-SE A GRITAR’ (clamar). Lc 18:38

“Jesus Filho de Davi tem Misericórdia de Mim”

Quatro fatos estão envolvidos nesta declaração:
1) Ele acreditou que Jesus podia salvá-lo.

2) Ele desejou Ter um encontro com Jesus.

3) Ele se humilhou perante muitos para estar com Jesus.

4) Ele Reconheceu sua dependência completa de Jesus.

Você precisa reconhecer-se dependente de Jesus. Você precisa fazer como Bartimeu; clamar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!

Jesus fora ungido por Deus para: Isaías 61:1-4
- Pregar as boas-novas aos pobres.

- Restaurar os quebrantados de coração.

- Proclamar a liberdade aos cativos.

- Apregoar o Ano Aceitável do Senhor “Ano da Graça”

- Apregoar o dia da vingança do nosso Deus. 2Ts 1:8

- Consolar tristes.

- Coroar os que estão de luto.

- Dar alegria em vez de tristeza.

- Louvor em vez de espírito angustiado.

- Transformá-los em árvore de justiça, ou a fim de reedificar as ruínas antigas e restaurar os lugares há muito tempo devastado.


OBSTÁCULOS ENCONTRADOS E SUPERADOS

“E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais…” Lucas 18:39

Muitos na multidão tentara impedir as bênção na vida de Bartimeu passando a repreender por está gritando por Jesus e tentar se aproximar dele.

Muitos vão repreendê-lo; escarnecer; vão querer calá-lo; tentarão intimidá-lo.

Qual a multidão que quer te impedir hoje, de chegar até Jesus? Multidão do orgulho, preconceito, medo, pecado, tradições religiosas, das falsas amizades?

Há a multidão da síndrome da Gabriela: “ Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim…” ( conformismo) Só muita misericórdia!

A reação de Bartimeu diante dos obstáculos nos ensina como proceder nesses tempos de oposição. Vs. 48

Creio que ele pensou: ‘há vocês querem roubar minha bênção? Então agora que vou gritar bem alto: BARTIMEU CADA VEZ GRITAVA MAIS: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!!!”

Qual será a tua reação diante daqueles que querem te impedir de conseguir tua bênção?

“Clame! Clame mais alto. Você precisa enfrentar a multidão de opositores”.

Jesus sempre ouve o clamor do aflito e necessitado, mandou chamar Bartimeu até ele. “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.” Marcos 10:49


A RESPOSTA DE BARTIMEU AO APELO DE JESUS

“Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.” Marcos 10:50,51

Lançou de si a capa:
- As muitas capas nos impedem de chegar a Jesus: Incredulidade; pecado; religiosidade; falsa felicidade; vício; prostituição; preconceito; tradição, etc.

Foi ter com Jesus: Faz-se necessário ir até Jesus; romper os obstáculos; recebê-lo como Salvador; ter sua vida transformada e ser escrito no Livro da Vida do Cordeiro.
Entregou sua vida a Jesus e passou a segui-lo sendo seu discípulo. “Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” Marcos 10:52

Muitos estão que nem Bartimeu, à beira do caminho, cegos, desamparados, marginalizados, segregados.

O tropel da multidão dos seguidores de Jesus está passando, demonstrando que ele está próximo.

Temos que vencer vários obstáculos para chegarmos até Jesus e receber dele a salvação.

Faz-se necessário, clamar, gritar, para que Jesus ouça. Ele está chamando: Venha buscar a tua cura e a tua salvação!

Hoje, poderá ser o dia de teu milagre!


Pr Francisco Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.