terça-feira, 20 de março de 2012

A DIFÍCIL TAREFA DE PASTOREAR



João 6:51
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
52 Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
53 Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
60 ¶ Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
66 Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.
67 Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
68 Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
Irmãos, montar uma igreja não é tarefa fácil. Envolve muitos recursos humanos e materiais e muito desgaste emocional. Há muita gente envolvida. Todas as atividades são difíceis. Há muitos detalhes do ponto de vista jurídico que não podem ser esquecidos. Aluguel, reforma e instalações que dão muito trabalho e custam muito dinheiro.
Mas, a parte mais importante da igreja são as pessoas. Sem elas, não existe igreja. Porque a igreja não é o salão. A Ecklésia, é um grupo de pessoas. E lidar com gente é a parte mais importante e também a mais difícil.
Ser pastor é um desafio muito grande, e nos dias de hoje são multiplicados. Não há vantagem pessoal em ser um pastor de uma igreja. Os que desejam ser não servem para ser. Os homens escolhidos por Deus sempre quiseram fugir.
O pastorado é um chamado, uma vocação de Deus em que tem que servir sem esperar nada em troca, para o pastor não ficar magoado ou decepcionado com ninguém. Porque neste ofício, quem não gosta de ingratidão, não serve para ser pastor. Quem mais sofreu ingratidão? Jesus. Conheço pastores amigos meus que padecem do mesmo problema. Investe-se na pessoa, dá-se curso de música, aula de bateria. De repente o líder de louvor falta uns domingo, dois domingos, e quando o pastor descobre que ele está lá na outra igreja liderando o louvor. A gente ajuda um, ajuda outro, dá cesta básica, paga conta de luz e o sujeito nem vem à igreja. Fica em casa. Outro vai embora, como quem está saindo de um banheiro.
PESSOAS QUE NÃO CUMPREM O QUE PROMETEM
A gente tem que lidar com pessoas que não cumprem o que prometem. Pessoas que somem sem dar satisfação. Gente que se esquece de dar o seu dízimo. Como é que se paga o aluguel de uma igreja? Com os dízimos das pessoas. Sem dinheiro fica complicado dar seguimento a uma igreja.
Esta igreja vai para 8 anos de existência e já tem história para contar. Gente que foi embora e nem enviou um telefonema dizendo: “fui” e gente que foi ajudada por nós. A pessoa desaparece, como que não devendo satisfações a dar a ninguém. Nós devemos satisfações sim, à igreja, ao pastor, ao ministério, aos irmãos. Nós não somos ilhas. Quando uma pessoa está numa igreja, está debaixo de uma autoridade espiritual designada por Deus. Sair sem a autorização do pastor e do ministério, é rebelião contra as autoridades que Deus mesmo instituiu. E essa pessoa vai servir numa outra igreja, mas está em rebelião com a sua igreja de origem.
BOA VONTADE DAS PESSOAS/ORDEM NO CULTO
Além do mais se tem de conviver com a boa vontade das pessoas em virem aos cultos e chegarem no horário. A gente vê pessoas chegando quase no final do louvor, quer dizer, ele não louvou/adorou ao Senhor, como que se não houvesse importância naquilo. Além do mais a gente assiste pessoas que vão ao banheiro, vão à cantina, é um vai e volta, durante o louvor, durante a mensagem. E gente que não está nem aí para a mensagem. Gente cochichando, outros dormindo. A gente tem que pregar rápido.
DEPENDÊNCIA DO PASTOR DE DÍZIMOS PARA VIVER
Afora isso, há os problemas no lar que temos que administrar. Cada pastor tem o seu. Imagine um pastor que depende dos dízimos de uma igreja pequena para viver, pagar suas contas. Todo o mês ele fica com o coração na mão. Conheço um pastor, que fechou a igreja, porque um irmão que dava um dízimo grande, simplesmente resolveu ir embora. O pastor ficou sem igreja, sem salário. Olha o poder do irmão: ele fechou a igreja.
PESSOAS SEGUINDO A JESUS SÓ PELO PÃO. É MUITO POUCO.
Jesus está num momento crucial na sua vida ministerial. Ele acaba de fazer um milagre da multiplicação de 5 pães e 2 peixes, alimentando cinco mil homens, mais mulheres e crianças. Em seguida, Jesus atravessou o mar e foi para Cafarnaum. As pessoas que comeram os pães atravessaram também o mar atrás de Jesus. Mas era por causa dos pães. Jesus mesmo disse: “vós me buscais não pelos sinais que vistes mais porque comestes do pão e vos saciastes”.
JESUS SE DECLARA O PÃO DA VIDA
Jesus os repreende, dizendo que o mais importante é o Pão da Vida, que é Cristo Jesus. Como os judeus tinham como referência Moisés que deu o pão do céu, que era o Maná, eles querem um sinal de Jesus. Vejam que os sinais nunca bastam para eles. Tem crente que nunca basta de sinais. Se ressuscitar morto, fizer crescer perna, acontecer de tudo, ele não crê. Para o incrédulo não bastam os sinais.
É INICIADO UM DISCURSO MUITO DIFÍCIL
Então Jesus começa num discurso muito difícil de se ouvir. Ele engata num assunto difícil. Primeiro ele se declara que é o Pão do Céu (vs 35) e aquele que vem a mim não terá fome e nunca terá sede. Mas isso é entendido pelos judeus de forma literal. Eles não conseguem abstrair. Jesus vai mais fundo no discurso e reafirma que é o pão vivo que desceu do céu e oferece a sua carne e seu sangue. Mais uma vez eles não conseguem entender e pensam literalmente no significado de comer carne e beber sangue de um humano.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Vs 54.
COMEÇA A HAVER UMA DISPERSÃO. Os discípulos começam a ir embora. Então houve uma murmuração. (murmurar: falar baixinho, cochichar, fofocar).
E O NOSSO PROJETO DE IGREJA GRANDE, JESUS? Olha o povo indo embora!!! Vocês não querem também se retirar? Diz o Mestre. O Projeto de Jesus é de uma igreja PEQUENA!!! SIM!!! (PEQUENINO REBANHO!!! Irmãos, a igreja de Cristo é PEQUENINA!).
Conta-se que numa igreja num morro, entrou dois traficantes fortemente armados. A igreja estava cheia. Um dos homens disse: “Quem se declarar que é de Jesus aqui vai morrer”. Saiu todo mundo, ficaram só umas vinte pessoas. Aí o chefe dos traficantes disse: “Pastor, pode continuar o culto. Os hipócritas já foram embora”.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, isto é, QUEM SE ALIMENTA DE MIM, PERMANECE em mim e eu nele. Vs 56.
PERMANECER: as pessoas não permanecem mais firmes em nada. Os casamentos estão falindo cada vez mais, porque os casais não mais se suportam. Qualquer briguinha é motivo de separação.
Se o patrão fala mais alto, já é motivo de desistir. Se o pastor não cumprimentar, se falar mais alto, se puxar a orelha, pronto! Magoei! As igrejas estão cheias de crentes velhos “dodoizinhos”, do tipo, “não me reles, não me magoes senão eu choro” .
A PIOR COISA QUE EXISTE É VOCÊ FAZER UMA COISA QUE NÃO GOSTA. Serviço público é exemplo. Vejo muitos servidores que só marcam o ponto e dizem: vai chegar o Natal e não chega 17 horas. Só pensam em ir embora para casa. E para muito crente isto está ficando também assim: Vem à igreja, fica com a cara emburrada, não vê a hora que acaba tudo e ir embora para casa. Para quê? Vamos ler o que Deus disse ao povo de Israel aqui em Isaías, porque tem um paralelo com a igreja de hoje: Isaías capítulo 1:
12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
14 As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
15 Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
16 ¶ Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.
O QUE A IGREJA DE HOJE PRECISA URGENTE:
Discípulos que PERMANEÇAM FIÉIS À SUA IGREJA.
QUE FAÇAM AS COISAS POR PRAZER E NÃO POR OBRIGAÇÃO.
SEJAM LONGÂNIMOS (não se magoem). Falar pouco e ouvir muito.
SANTOS – Separados de tudo aquilo que não presta.
COMPROMISSADOS COM SUA CONGREGAÇÃO. Primeiro aqui.
AMEM A TODOS E PRINCIPALMENTE OS QUE MAIS PRECISAM DE AMOR.
FIÉIS NAS CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS. Sem elas, a igreja para. Na pior das hipóteses fecha as portas. O diabo aplaude.
SIRVAM NA IGREJA NA VOCAÇÃO EM QUE FORAM CHAMADOS, sempre subordinados às lideranças dos ministérios.
QUE NÃO DESISTAM, PORQUE AFINAL, PARA ONDE IREMOS NÓS? SÓ JESUS TEM AS PALAVRAS DE VIDA ETERNA. O QUE IMPORTA, AFINAL, É HERDAR A VIDA ETERNA. TODO NOSSO ESFORÇO AQUI É PARA CHEGAR LÁ. O IMPORTANTE É CHEGAR, NÃO IMPORTA COMO. MAS TEMOS QUE CHEGAR, SENÃO TUDO TERÁ SIDO EM VÃO.
AJUDE SUA IGREJA, AJUDE OS IRMÃOS, ORE PELA IGREJA, PELOS PASTORES, AME A TODOS, SEJA UM DISCÍPULO VERDADEIRO DE CRISTO.
VAMOS ORAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.