sábado, 9 de janeiro de 2010

Deus deseja cristãos proativos!

Deus é o Pai da Proatividade! Depois de haver criado o homem e a mulher, à sua imagem e semelhança, “Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a” (Gn 1:28). Na ordem divina: “sujeitai-a”, esta a origem da proatividade humana. Da mesma forma que o “sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra” habilitou o princípio da fertilidade, a ordem “sujeitai-a” ativou o desenvolvimento da proatividade.

O primeiro casal nunca teria condições de cumprir a lei divina do “crescei e multiplicai”, se Deus não tivesse colocado dentro de cada um deles, as respectivas sementes da fertilidade. Da mesma forma, jamais o homem poderia “sujeitar” a terra, se Deus não tivesse colocado dentro dele a semente divina da proatividade!

Essa ordem divina “sujeitai-a” tem a mesma força da costumeira ordem de Jesus Cristo aos paralíticos: “levanta e anda”! Quando o Senhor Jesus ordenava aos paralíticos que se levantassem do leito e andassem, as suas palavras eram revestidas de poder e de autoridade! Aquele que tinha o privilégio de receber essa palavra de ordem, na mesma hora, não tinha outra coisa a fazer senão se levantar e andar. Foi algo semelhante o ocorrido com Adão e Eva, eles não tiveram outra opção, senão a de serem proativos! Na ordem divina “sujeitai-a” está implícito que Deus estava delegando funções, e outorgando total liberdade, na esfera terrestre e humana, para que o homem tomasse iniciativas, fosse criativo, exercesse a sua liderança.

Em toda a Bíblia encontramos exemplos de proatividade. Gideão é um clássico, era um proativo nato! Em seus dias, os midianitas estavam oprimindo Israel. Quando se aproximava a data da colheita, os midianitas, associados aos amalequitas, e outros povos do Oriente, subiam contra ele, atacavam e destruiam toda a plantação. Gideão teve uma brilhante e original idéia, a qual colocou em ação:- sabendo que não era a época da colheita de uvas, deduziu que o inimigo não atacaria junto aos “lagares”; assim, ao invés de malhar o trigo na “eira”, que era o lugar onde o inimigo certamente atacaria – porque era época da colheita do trigo - Gideão, sabiamente, foi malhar o seu trigo no “lagar”, preservando assim a sua colheita. Esse belíssimo exemplo de proatividade agradou a Deus. O Anjo do Senhor foi a Gideão, lhe apareceu, e lhe disse: “O Senhor é contigo, homem valente” (2)... “Então se virou o Senhor para ele, e disse: Vai nessa tua força, e livra a Israel da mão dos midianitas; porventura não te enviei eu?”

Sempre que Deus dá uma ordem, ou convoca alguém para alguma missão especial, Ele sabe, e leva em conta, o potencial de proatividade de cada um. Isto fica claro quando Ele diz a Adão: “sujeitai-a”; a Gideão: “vai nessa tua força e livra a Israel da mão dos midianitas”; e a Josué: “Tão somente sê forte e mui corajoso”. Em João 15:2 o Senhor Jesus afirma que Ele é a Videira, e nós os ramos, e que, todo ramo que dá fruto, Ele limpa, para que produza mais fruto ainda. Quer dizer, Ele espera da nossa parte ação, produção, resultados... fruto!

Deus não se agrada de gente inativa, reativa, e não basta ser ativo! O Apóstolo Paulo deixa isto muito claro, quando diz: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho! Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada.” (I Co 9:16-17). Veja o que o Senhor Jesus diz para os servos simplesmente ativos: “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lc 17:10). E o Apóstolo Tiago adverte: “Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?” (Tg 2:20).

Se combinarmos o texto de Daniel (11:32): “...o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo”, com o que o Senhor Jesus diz em Mateus 16:18, que Ele edificará a Sua Igreja, e que as portas do inferno não prevalecerão contra ela...; e ainda com o “Ide... fazei discípulos de todas as nações...” (Mt 28:19) ordenado pelo Mestre; para que estes propósitos do Senhor se cumpram, o Senhor precisará contar com cristãos proativos, a exemplo de Gideão, que tenham visão; que saibam discernir bem as situações; que saibam se antecipar às crises; que saibam inovar; que sejam capazes de elaborar e executar planos alternativos; que tomem iniciativas, que sejam conquistadores.

Deus deseja cristãos proativos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.