quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

VENCENDO AS BARREIRAS!



Alguns de nós somos temos problemas um tanto quanto complicados de serem superados. Problemas pessoais de comportamento, atitudes, caráter, etc. Existem pessoas que não pensam antes de falar a no final falam o que não deviam, outras que não sabem administrar seu tempo, não se fixam em emprego nenhum, outras que tem diversos relacionamentos amorosos fracassados, tendência a trapacear e tantos outros mais que se relacionarmos todos levaria muito tempo.

Mas e você? Tem algum problema que consome sua vida?

O que é essa fraqueza: mau hábito, atitude desagradável? Onde Satanás tem uma fortaleza dentro de você?

Conceituando fortaleza: uma fortificação, cidadela, com muros espessos, portões altos.

É como o diabo reivindicasse uma fraqueza como sendo sua e construísse uma trincheira em torno dela: - Você não vai tocar nessa falha – o diabo desafia o céu e você colocando-se diretamente entre a ajuda de Deus e:

a) seu temperamento explosivo;

b) sua auto-imagem frágil;

c) seu apetite insaciável;

d) sua descrença no agir de Deus.


As estações vem e vão, e este “monstro do lago” ainda espreita, lá no fundo da água, sua alma e ele não irá embora! Fortalezas: desafios velhos, difíceis, desanimadores.

Foi diante disso que Davi se viu quando olhou para Jerusalém. Uma cidade com muros altos, fortes, firmes onde os jebuseus habitavam-na. Ninguém os incomoda. Filisteus lutam contra amalequitas. Amalequitas lutam contra hebreus. Mas e os jebuseus? Eles são uma cascavel enrolada no deserto. Todos os deixam em paz!

Exceto Davi. Recém-coroado estava de olho em Jerusalém devido a sua posição central que necessitava para unificar as tribos que estavam divididas. Só gostaria de saber quantas vezes Davi olhou para aquela cidade pois cresceu em Belém, que era perto de lá. A coroa mal havia se assentado em sua cabeça quando ele pôs os olhos em seu mais novo “Golias”:

“E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui. Mas Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.

Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir aos jebuseus, suba ao canal e fira aos coxos e aos cegos, a quem a alma de Davi odeia. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa.

Assim habitou Davi na fortaleza, e a chamou a cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo para dentro.” 2 Samuel 5.6-9


Jerusalém atendia às qualificações de uma fortaleza: uma fortificação velha, difícil e desanimadora. Do alto das torres pequenas, os soldados jebuseus tem tempo se sobra para apontar flechas para qualquer um que queira subir nos muros. Desanimador? E ainda insultaram Davi: “Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão” (5.6). Os jebuseus despejam escárnios sobre Davi assim como Satanás joga baldes de desânimo em você:

1) Você nunca superará maus hábitos;

2) Nasceu pobre; vai morrer pobre;

3) Você pensa que pode vencer seu vício? Repense...


Se você já ouviu escárnios sobre você comece a olhar para Davi. Existe um ponto on muitos passam batidos, mas eu queria atentar para três letras: “mas”. “Mas Davi tomou a fortaleza de Sião” (5.6).

Os muros eram difíceis, fortes, as vozes desanimadoras....MAS Davi conquistou! Você não adoraria que Deus escrevesse um “mas” em sua história? TODOS PRECISAMOS DE UM “MAS”! E Deus tem muitos por ai onde as fortalezas nada significam para Ele...vejamos:

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;” 2 Co 10.4

Nós lutamos com revolver 38. Deus chega com metralhadoras e canhões...aleluia! DAVI NÃO DÁ OUVIDO AS VELHAS VOZES, ele os ignora, rejeitando suas palavras e ocupando-se em trabalhar, O mesmo fez Neemias quando estava, justamente, reconstruindo os muros onde alguns queria desanimá-lo, tentando mostrar que seria uma tarefa árdua e difícil, senão impossível!

O mesmo fez Jesus. Respondeu a Satanás na palavra, não dando ouvidos ao que ele dizia. Uma multidão tentou ridicularizá-lo acerca de uma garotinha quando Ele falou que a garota não estava morta mas sim dormindo e nesse momento todos riram. Contudo ele os silenciou. (Veja Mateus 9.24,25).

O que eles fizeram de incomum? Simples...ouviram “de forma seletiva”. Essa é a questão: você escolhe a voz que ouve...Porque ouvir os zombadores? Porque prestar atenção na voz deles? TENHA ATITUDE, NÃO OLHE PARA A DIFICULDADE, MAS PARA JESUS CRISTO. ELE TE MOSTRARÁ O CAMINHO CORRETO!

E Davi sabia que o muro era alto demais, contudo ele encontrou uma nova esperança num “túnel”, em um buraco no lado de fora dos muros de Jerusalém. VOÇÊ TAMBÉM PODE! Faça o que Davi fez...não dê ouvido as velhas vozes, abra bem os escolhos para novas escolhas.

E aquela pessoa que fala antes de pensar, lembra? Pois é...Deus acabou com a fortaleza de Satanás que estava em sua língua e o fez pregador do Evangelho, Pedro, o apóstolo.

E o fracassado que não se fixa em emprego nenhum e é acusado e preso? Este desempregado pode ser alguém ou grande coisa? José pôde. Sendo depois do faraó a pessoa mais importante de todo o Egito.

E a pessoa que nunca consegue ter um relacionamento firme, duradouro e firmado? Essa pessoa Jesus não descartou quando se encontrou com a mulher samaritana, se tornando a primeira missionária de Jesus (João 4.1-42). Outra prova de que “as armas de Deus são poderosas...para destruir fortalezas” (2 Co 10.4).

Pedro meteu os pés pelas mãos, José foi preso no Egito, A mulher samaritana foi casada cinco vezes, Jesus estava morto no túmulo...MAS PEDRO PREGOU, JOSÉ GOVERNOU, A MULHER SAMARITANA COMPARTILHOU, JESUS RESSUSCITOU...e você?

A SUA HISTÓRIA VOCÊ ESCREVE. SEU “MAS” O ESPERA!


Texto com base do livro "Derrubando Golias - Max Lucado"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.