terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dongxiang da China

O censo de 1982 revela existirem mais de 280.000 dongxiangues, localizados principalmente no distrito autônomo de Linxia Hui, em Gansu. Sua língua relaciona-se ao mongol, e a maioria fala também chinês. O povo dongxiang remonta sua origem ao século XIV, em uma mistura entre os povos mongol e muçulmano.
Os dongxiangues criam ovelhas e suas atividades de lazer incluem corridas de cavalo, lutas corpo a corpo e canto.

A maioria dos dongxiangues é muçulmana sunnita, e 60-70% pertencem à “velha” seita que enfatiza a adoração nos túmulos de antigos santos muçulmanos. Os demais são adeptos da “nova” seita, um grupo fundamentalista e reformista formado na virada do século em Gansu. Toda vila possui pelo menos uma mesquita, e hoje há mais de 500 mesquitas ativas na região dongxiang.


O POVO
Nome do Povo: Dongxiang
País: China
Sua língua: Dongxiang
População: 400450
Maior Religião: Islamismo
Cristãos: .05%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

SEU PAÍS
País: China
População : 1214221000
Religião Principal: Nenhuma > 50%
Evangélicos no País: 57130000 (5%)
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo



Dierma do Níger
Os diermas de Níger são descendentes do Reino de Songhai o qual ocupava anteriormente uma extensa área no Sahel África próximo ao Vale do Rio Níger. Com a queda do reino os diversos grupos se dividiram sendo o sub-brupo constituído pelos diermas o maior.

Em sua maioria os diermas são agricultores. Como as plantações são individuais trabalhadas somente pelos membros da família muitos filhos são desejáveis para ajudar na agricultura. Para ajudar na subsistência criam galinhas e gado entretanto o gado somente é abatido e consumido em cerimônias religiosas e festivais. Cada aldeia é organizada de maneira que todos os do sexo masculino possam traçar sua genealogia a partir de um único homem. Dentro da aldeia há sublinhagens cada uma encabeçada pelo homem mais velho da linhagem. Pratica-se a poligamia (em cerca de 25% das famílias) e as mulheres deixam suas aldeias para viver na de seus maridos.

O islamismo tem sido parte oficial da vida religiosa há mais de 500 anos; e outro componente é o culto à natureza. Seguem o calendário muçulmano e a lei ’sharia’ mas também há feiticeiros terapias possessão de espíritos espíritos da natureza (terra e rio) e magia. Somente os diermas urbanos e mais sofisticados praticam uma vida islâmica mais ortodoxa.


O POVO
Nome do Povo: Dierma
País: Níger
Sua língua: Dyerma
População: 1500000
Maior Religião:
Cristãos: .05%
Escrituras disponíveis em sua Língua: NT
Evangélicos (desse povo no país): 300 (.02%)

SEU PAÍS
País: Níger
População : 8313000
Religião Principal: Islamismo
Evangélicos no País: 6838 (.1%)
Número de Igrejas no País: 94
Número de Missionários no País: 264
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo


Decani da Índia
A maioria dos decanis muçulmanos fala dakhni uma variação do urdu. Contudo hoje a língua oficial de Andhra Pradesh é o telegu o que gerou nos muçulmanos um profundo sentimento de perda cultural visto que o urdu não pôde manter nem mesmo a condição de língua secundária. Não obstante a língua e a literatura são preservadas em alguns poucos jornais e em centros culturais. Desprovidos de riqueza e poder muitos têm se conduzido ao profundo desespero e prostração. Eles têm forte e duramente tentado manter sua cultura crenças e orgulho. Precisam de encorajamento e esperança o que só pode ser realizado através da clara compreensão do Evangelho. Os muçulmanos da classe média e que receberam educação formal têm uma perspectiva mais secular e atitudes mais modernas em relação às leis pessoais à educação muçulmana e à condição de minoria e muitas vezes precisam transpor distâncias sociais e educacionais para comunicar-se com a comunidade e os líderes religiosos muçulmanos mais conservadores. A cultura dos decanis muçulmanos difere dos costumes muçulmanos do norte da Índia porque adotam grande parte dos elementos hindus. Entre esse grupo é comum também a adoração de santos.


O POVO
Nome do Povo: Decani
País: Índia
Sua língua: Urdu
População: 10710000
Maior Religião: Islamismo
Cristãos: 0%
Escrituras disponíveis em sua Língua: NT
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

SEU PAÍS
País: Índia
População : 904800000
Religião Principal: Hinduismo
Evangélicos no País: 8307000 (1%)
Número de Igrejas no País: 97796
Número de Missionários no País: 766
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo


Darguin da Rússia
Os darguins vivem em Daguestão ao sudoeste da capital Makchachkala dentro da República da Rússia. Representam aproximadamente 15% da população que se encontra no Daguestão. Seus vizinhos são os kungkes ao norte os avaros e os lakes ao oeste e o Mar Cáspio ao leste. Vivem nas montanhas em pequenos grupos. Continuam dependendo de suas fontes tradicionais para sobreviverem como a criação de ovelhas de lã preta e ao garimpo refinamento e produção do ouro.

Daguestão é um dos mais fortes pilares na conservação do islamismo na União Soviética que tem sido a religião predominante desde o século passado. A despeito das autoridades soviéticas terem desencorajado e perseguido toda e qualquer religião fechando mesquitas e igrejas escolas muçulmanas e proibido publicações religiosas a influência do islamismo permanece forte e tem crescido. Suas práticas são fortemente sincréticas incluem crenças ocultistas e supersticiosas remanescentes da herança das crenças pagãs pré-islâmicas.

A história dos darguins é uma das mais violentas sendo constantemente invadidos no decorrer dos séculos primeiros pelos hunos depois pelos turcos os mongóis os persas e no século XIX pelos russos sofrendo tanto socialmente como pela opressão colonizadora.


O POVO
Nome do Povo: Darguin
País: Rússia
Sua língua: Dargwa
População: 369000
Maior Religião: Islamismo Suni
Cristãos: .01%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

SEU PAÍS
País: Rússia
População : 153646000
Religião Principal: Cat Ortodoxo
Evangélicos no País: 831000 (.56%)
Número de Igrejas no País: 2260
Número de Missionários no País: 473
Liberdade de Pregação: Sim

Fonte: Adote um Povo


Dai da China
Os dais consistem em vários grupos de povos distintos localizados primeiramente na China Laos Myamar e Tailândia. Na região de Dehong cultivam arroz. Nas áreas urbanas de Dehong a prostituição aberta é comum como a venda de ópio e heroína. Nas vilas de Shan a água é poluída a nível perigoso.

Nos últimos 4.000 anos eles têm sido budistas mas ainda hoje seu budismo mistura-se a muitas crenças animistas. Toda vila dai tem pelo menos um templo budista e é comum haver monges entre eles. O Partido Comunista determinou que os indivíduos menores de 18 anos não podem ser influenciados pela religião mas essa lei é menos controlada nas regiões onde prevalecem as minorias. Assim as famílias dais continuam a enviar seus filhos aos templos para serem treinados como monges budistas como é de costume há muitos séculos.


O POVO
Nome do Povo: Dai
País: China
Sua língua: Dai
População: 250000
Maior Religião: Budismo
Cristãos: .1%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Bíblia
Evangélicos (desse povo no país): 200 (.08%)

SEU PAÍS
País: China
População : 1214221000
Religião Principal: Nenhuma > 50%
Evangélicos no País: 57130000 (5%)
Número de Igrejas no País: 0
Número de Missionários no País: 0
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo


Dagur da China

Vivem nas 3 províncias ao norte nas fronteiras com a República Popular da Mongólia. Não possuem seu idioma em forma escrita mas 90% deles ainda usa sua língua mas na escrita se usa o mongol e o chinês han. São agricultores e criam animais complementando sua renda mensal com a caça e a pesca. Seu vestir consiste em roupas largas principalmente de cor verde usadas com botas de couro com um cordão acetinado bordado o qual é abotoado no lado direito.

Os dagures são um grupo budista lamístico que ainda pratica um pouco de xamanismo animismo e politeísmo. Acreditam em reencarnação isto é após a morte podem voltar à terra numa outra forma de vida humana ou animal dependendo de seu comportamento nas vidas anteriores.

Cuidados com a saúde ainda é responsabilidade do curandeiro local que se arma com amuletos poções e incensos.
Um destacado motivo de oração é a necessidade da tradução da Bíblia e para isso lingüistas qualificados precisam se dispor para inclusive estabelecer a forma escrita de sua língua.
É um grupo não alcançado que vive ainda numa área fechada.


O POVO
Nome do Povo: Dagur
País: China
Sua língua: Daur
População: 121500
Maior Religião: Budismo
Cristãos: .01%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Sem dados
Evangélicos (desse povo no país): 1000 (.82%)

SEU PAÍS
País: China
População : 1214221000
Religião Principal: Nenhuma > 50%
Evangélicos no País: 57130000 (5%)
Número de Igrejas no País: 0
Número de Missionários no País: 0
Liberdade de Pregação: Parcial

Fonte: Adote um Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.