Viver a vida é ao mesmo tempo fácil e difícil!
Quando agimos sob a inteira e restrita direção de Deus, é fácil tocar a vida!
Mas quando deixamos de buscar a direção divina, e optamos pelo agir no ímpeto humano, no nível da carne, e, sobretudo, com a cabeça quente, a administração da nossa vida pode se tornar difícil, complicada, e tirar a nossa paz e sossego completamente!
De Gênesis cap. 34 extraímos a história de hoje, e de Gn 35:1 o versículo que inspirou-nos o título para esta mensagem: “Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugias da presença de Esaú, teu irmão.”
Os pais precisam tomar muito cuidado, porque já diz o ditado popular: “Tal pai, tal filho!”. Quando mais jovem Jacó tinha sido um trapaceiro, e agora os seus filhos foram pelo mesmo caminho, e acabaram arranjando um problemão para Jacó, que, momentâneamente, perdeu o sossego e a paz!
Lia deu a Jacó a linda filha Diná… Um dia Diná saiu para dar um volta pelo bairro e acabou sendo estrupada por Siquém, filho de Hamor, príncipe naquela cidade.
Aconteceu que Siquém se apaixonou por Diná e quis reparar o seu erro… Ele então foi a Jacó e propos uma aliança com a família de Jacó, e pediu Diná em casamento dispondo-se a pagar dotes até mais altos do que o habitual…
Jacó não disse nada na hora… Preferiu esperar que os seus filhos ( irmãos de Diná ) retornassem do campo, para colher a opinião deles.
Então os filhos de Jacó, indignados com o que Siquém fizera à sua irmã, resolveram imitar a velha natureza de Jacó, e agiram com dolo, e deram início a execução de um plano maquiavérico de vingança…
Impuseram como condição para aceitação da aliança com Siquém que todo macho da tribo de siquém fosse circuncidado, conforme o costume do povo hebreu. Siquém aceitou, mobilizou a sua gente, e todos os homens da sua cidade foram circuncidados…
Ao terceiro dia, quando a dor decorrente da cirurgia da circuncisão era maior, e os homens da tribo de Siquém estavam fragilizados, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram as suas espadas, entraram inesperadamente na cidade e mataram todos os homens, e, por último, mataram também a Hamor e ao seu filho Siquém, resgataram Diná e a levaram de volta para a casa de Jacó. E mais, retornaram depois e saquearam a cidade e se apropriaram de todos os bens…
Quando Jacó tomou conhecimento da terrível chacina e massacre praticados por Simeão e Levi perdeu a paz e o sossego, e disse aos dois filhos: “Vós me afligistes e me fizestes odioso entre os moradores desta terra, entre os cananeus e os ferezeus; sendo nós pouca gente, reunir-se-ão contra mim e serei destruído, eu e minha casa”.
Em meio a gravidade da situação, Deus veio a Jacó e lhe disse:- “Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugias da presença de Esaú, teu irmão.” ( Gn 35:1 )…
Então Jacó mobilizou rapidamente o seu povo e subiu para Betel, para o lugar onde no passado havia se encontrado com Deus, onde havia recebido a visão do céu, e tinha tido a percepção da presença do Senhor ao seu lado, e erigiu alí um altar ao Senhor!
Enquanto isto, Deus agiu junto às cidades circunvizinhas impondo-lhes um terror divino, impedindo-os, assim, de perseguirem a Jacó.
Se você caiu ou tropeçou, ou foi vítima, como Diná e Jacó, de situações inesperadas e totalmente indesejáveis, e o seu caminhar virou uma tremenda confusão, e hoje você se vê num “beco sem saída”, volte para Betel! Volte para o lugar onde um dia você encontrou Deus! Ajoelhe-se alí e construa um altar ( isto é, adore ao Senhor! ). Betel é Casa de Deus, é o lugar onde achar Deus, e o lugar onde Deus está! Quando você se põe em Betel é certo que Deus lhe acha e você encontra Deus, a aí, tudo muda!
Assim como falou a Jacó, Deus está falando a você agora:- “Mude-se para Betel”!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.