quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sermão...Olhe Para o Que é Mais Importante

Texto (At. 1-10) “1 - Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. 2 - E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam. 3 - Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. 4 - E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. 5 - E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa. 6 - Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. 7 - Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram 8 - e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. 9 - Todo o povo, ao vê-lo andar e louvar a Deus, 10 - Reconhecia-o como o mesmo que estivera sentado a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e todos ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera”

Introdução

O texto narrado pela Bíblia conta a bonita história de um coxo curado pelo poder de Jesus Cristo. O texto também nos mostrará quais as lições que podemos extrair deste encontro dos apóstolos com o coxo. Em nossos dias não temos vistos muitos milagres acontecerem da mesma forma como é retratada na passagem de livro de atos. Imaginem então como ficaram as pessoas que estavam em derredor poder assistir tal cena. Poder olhar para tudo aquilo, a ação dos apóstolos, o levantar do coxo. Um olhar de muita expectativa. Como você tem enxergado a sua vida cristã; será que estamos contentes com o que estamos vendo e fazendo?

Temos tido tempo de olhar para tantas coisas e perdido tempo de nos preocupar com algumas delas. Vamos olhar para o que é mais importante.

Primeiro

O QUE ENXERGAVA O COXO

1- Ele precisava ser carregado até a porta da igreja; nunca iria sozinho.

2- É uma pessoa bem limitada, é por certo uma pessoa infeliz; depende do que os outros vão lhe dar. O coxo sabia o que ia fazer na igreja: (ELE IA PEDIR, PEDIR, PEDIR)

3- Estava à frente da porta da igreja para pedir esmolas, buscava restos, sobras, migalhas. O COXO NÃO TINHA MUITA EXPECTATIVA NA VIDA. Sua vida se resumia a ser carregado todos os dias e esperar alguém com coração benevolente para lhe dar.

4- Tem gente que só vem para igreja carregada também, você convida, e parece que está fazendo um favor em vir à igreja; precisa ser empurrado, forçado por vezes.

5- Tem pessoas que vão à igreja somente para pedir. Tem uma vida toda torta, mas tenta sensibilizar o coração de Deus como se fosse um coxo ou aleijado espiritual.

6-Tem pessoas que estão atrás de migalhas, não entendem a dimensão do amor de Deus e de seu poder, não tem idéia do que seja a Igreja e muito menos da graça de Deus que envolve a igreja.

7- Existem pessoas que estão “coxas” diante de Deus. A vida não melhora em nada, estão sempre olhando a felicidade dos outros. O coxo espera ouvir na igreja a seguinte afirmação: “então hoje prosperarás e serás bem sucedido” Esta frase é complemento de uma outra que está em (Js. 1.8) “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” Então saiba que está frase nunca será dita sem o seu complemento pelo Senhor Jesus.

8- A vida do coxo começa a mudar quando ele tem seu olhar voltado para o lugar certo: “OS APÓSTOLOS” Eles estavam ali para lhe mostrar Jesus. (veja o verso 12 e 13)

9- É PARA JESUS CRISTO QUE O OLHAR DO COXO SE DIRIGIU. É para Jesus Cristo que estamos olhando? Se a resposta for sim, então devemos imitá-lo. Porque o dia em que os nossos olhos aprenderem a não perder Jesus de vista, a nossa vida será muito melhor. A igreja ganhará, a sociedade ganhará e eu serei o maior premiado com isso.

Segundo

O QUE ENXERGAVAM OS APÓSTOLOS

1- Nunca deixe de ir à igreja, a igreja tem o evangelho e o evangelho faz bem a vida da família. Os apóstolos tinham zelo com a obra, tinham fervor com as coisas de Deus.

2- A igreja não é lugar de esmolas, mas é o lugar onde a Glória de Deus assiste.

Ilustração

Certa vez conta à história que o papa Urbano IV disse a Tomáz de Aquino, olhando para uma mesa cheia de prata e de ouro; não precisamos dizer como Pedro disse: Não tenho nem prata e nem ouro. E Tomas de Aquino respondeu; nem tão pouco “levanta e anda”

3- A igreja é o vetor que ensina o caminho.

4- Quando Pedro e João se deparam com o coxo o que se segue é impressionante. Vejam o verso

5 – Ele é completamente oposto ao que pensa o mundo moderno. è Não tenho nem prata nem ouro, mas o que tenho te dou. O QUE ELES TINHAM? È Como poderia ele dizer algo assim, dinheiro é tudo nos dias de hoje, assim pensa o mundo, a igreja não deve pensar assim. È A vida destes homens era diferente, veja o que está retratado em (At.2.42-47)“42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 - Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 - Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. 45 – E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. 46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, 47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.

1- Eles tinham uma conduta moral a ser seguida

2- Eles precisavam uns dos outros

3- Eles tinham zelo para com a obra de Deus

4-Eles sabiam o valor de permanecer unidos

5- Não havia necessitados entre eles, ninguém passava fome

6- Temos que nos encontrar todos os dias com Deus

7- Mostravam a sua alegria e todos percebiam isto

8- Muitos vinham para igreja através disso.

Terceiro

O QUE EU E VOCÊ PODEMOS ENXERGAR

1- Eu e minha família precisamos de uma igreja

2- Dinheiro não é tudo na vida; O Material não é o mais importante. Não devemos correr atrás do sucesso, o sucesso passa. A VIDA COM JESUS É MAIS IMPORTANTE.

3- Temos em Jesus Cristo todos os recursos deste mundo e do mundo vindouro para que tenhamos vida. A nossa vida cristã é mais do que estamos vivendo.

4- Não devemos agir como “coxos” espirituais.

5- Eu e você dependemos de Jesus;

6- Deus nos colocará pessoas (coxas) espiritualmente que precisarão de nós.

7- Jesus tem prometido para quem o buscar a riqueza da sua glória, riqueza que dinheiro nenhum no mundo todo junto poderia comprar.

8- Você precisa da glória de Deus sobre na tua vida?

9- Olhe para Jesus Cristo nesta noite.

Conclusão

Primeiro: O que enxergava o coxo, Segundo O que enxergavam os apóstolos O QUE ENXERGAVAM OS APÓSTOLOS. Terceiro O que eu e você devemos enxergar.

Autor. Rev. Marcos A. de Castilho http://3ipbcg.org.br/site/?p=2206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.