quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Uma cidade chamada “Feliz Natal”

‘ O Povo é alegre nos 365 dias do ano’, diz Noel de Feliz Natal, em MT

História de moradores confunde-se com a da própria cidade de Feliz Natal.
Cidade surgiu após viajantes passarem Natal em estrada na década de 70.

Leandro J. NascimentoDo G1 MT



Família Silva mora em cidade do interior de MT que tem 15 anos de emancipação
(Foto: Leandro J. Nascimento/G1)

Aparecida Clarice da Silva, de 58 anos, e a filha Sandy Eliza da Silva, de 15, moram em uma cidade onde o clima natalino está presente em todos os dias do ano ao menos no nome: Feliz Natal. A cidade está localizada a 538 quilômetros de Cuiabá e tem apenas 15 anos de emancipação. Foi em 1995 que o então distrito desvinculou-se da cidade de Vera, a 486 km da capital, para ganhar vida própria.

A família Silva começou a se preparar para o Natal ainda em novembro, quando mãe e filha adquiriram os primeiros enfeites natalinos. A tradicional árvore foi montada em um canto da sala da casa. Sandy, que tem o mesmo tempo de vida de Feliz Natal, considera-se feliz-natalense de coração, embora seu parto tenha sido realizado em outra cidade. “É bom viver aqui, pois eu cresci, passei minha infância e quero permanecer aqui. Pretendo estudar, me formar na faculdade. Gosto de viver nesse clima”, contou a adolescente, que juntamente com a mãe recebeu a equipe de reportagem do G1 na residência da família.




Enfeites ajudam a dar o clima de fim de ano
(Foto: Leandro J. Nascimento/G1)

O nome Feliz Natal faz referência ao episódio curioso ocorrido na década de 70 e que contribuiu para originar o nome da cidade. As chuvas e o grande volume de lama, associado ao córrego que transbordou, impediram que um grupo de pessoas seguisse viagem para comemorar as festas com as famílias em municípios da região. Isolados, eles passaram o Natal às margens do córrego das Garças e começaram a chamá-lo de Feliz Natal. Em um pedaço de madeira, fizeram uma placa onde escreveram o nome da futura cidade. Alguns anos depois, nas proximidades do rio, surgiu um povoado. Era o começo da comunidade de Feliz Natal.

A mãe de Sandy, Clarice, conta que muita coisa mudou nesse tempo em Feliz Natal. “Era muito difícil. Aqui não tinha nada, nenhuma opção, só trabalho. Eu me considero parte daqui”, diz

O clima interiorano predomina na cidade, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), tem 10.933 habitantes. Nos fins de tarde, as rodas de chimarrão ainda são vistas em diferentes partes do município. Aos finais de semana, pais aproveitam para levar os filhos à praça central, onde se divertem em brinquedos. Foi inclusive nesta praça onde uma árvore de Natal com 14 metros de altura foi montada para compor a decoração natalina na cidade.

O córrego era no meio do mato, bonito. De vez em quando, pulávamos lá"

Odemir Passador, 59 anos.

Em Feliz Natal, a história de muitos moradores confunde-se com a da própria cidade. As famílias Passador e Caldeira são consideradas pioneiras e têm boas memórias do tempo em que chegaram à comunidade, ainda na década de 80, e contam ter encontrado traços de quem passou pelo local em anos anteriores. “Eles pegaram um pedaço de tábua, um facão. Escreveram com um lápis de estaca o nome Feliz Natal. Quando chegamos aqui, no ano de 1981, lá ainda estava a madeira com a escrita”, contou Lauro Caldeira, 69 anos.

Já Natalin Passador, 81 anos, e a esposa Tereza, 80 anos, que chegaram a Feliz Natal em 1982, lembram com saudosismo das mudanças ocorridas desde que estão no local. “Cheguei a ver a placa com o nome de Feliz Natal. Nos lembramos das coisas do passado. Aqui era puro mato e o rio era fundo”, disse, ao G1, às margens do córrego onde tudo começou.




Da esquerda para direita, Natalin, o filho Odemir e a
esposa Tereza. (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)

Odemir Passador, 59 anos, filho do casal, cresceu e também constituiu família em Feliz Natal. “O córrego era no meio do mato, era bonito. De vez em quando, pulávamos lá dentro. Onça, tinha por todos os lugares”, brincou. Em função do assoreamento, o córrego hoje transformou-se em uma área alagada.

1º Papai Noel
Antônio Debastiane, hoje com 65 anos, é colonizador em Feliz Natal e também o primeiro Papai Noel que a cidade teve. Ele comemora a emancipação no ano de 1995. Quinze anos depois, quatro gestões foram exercidas na prefeitura. Somente de Debastiane foram três. Na história eleitoral da cidade, ele foi o primeiro, segundo e quarto prefeito a comandar o Poder Executivo.

“Eu me orgulho em viver aqui e hoje somos conhecidos por esse nome. O povo aqui é alegre não só no Natal, mas como deve ser nos 365 dias do ano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.