sexta-feira, 12 de junho de 2009

"Despertando para a Chamada"


Estamos vivendo num momento em que o Espírito Santo está despertando a Igreja aqui no Brasil para a obra missionária.Vários encontros de agências missionária transculturais e várias conferências missionárias em igrejas locais estão acontecendo aqui e ali!
Pessoas têm sido despertadas ,muitos estão envolvendo-se e muitos estão procurando treinamento adequado.
Agradecemos á Deus por isso;mas uma pequena pergunta deve ser feita e, o mais importante,deve ser respondida com base na Bíblia.A pergunta é:Qual é o alvo do empreendimento missionário?
Temos lido e ouvido de muitas pessoas que o importante é “ganhar almas”.Ouros têm dito que o importante é “enviar missionários ao campo”.Nessa indefinição ,ou melhor definições incorretas do alvo ,vamos averiguar o que a Bíblia tem a nos dizer.Em Mateus 28:19,20,vemos que o imperativo na frase de Jesus é “fazei discípulos”,diferentemente da grande ênfase que tem havido no “ide”. Muitas vezes a ênfase de muitos pregadores cai no “ide”.
Precisamos ir.Milhares estão morrendo sem Deus.Jesus disse –“ide”.
Mas ,uma investigação mais acurada nos mostrará que o imperativo é:”Fazei discípulos”.A melhor tradução portanto seria:ao ir,indo,tendo ido,fazei discípulos.Jesus está procurando fazedores de discípulos,pois Ele espera que nós estejamos indo.Em Marcos 16:15,novamente vemos a ênfase cair no “pregai e evangelho” e Atos 1:8 acrescenta “ser testemunha”.

Vemos então que o alvo é ser testemunha ,pregar o evangelho e fazer discípulos.Mas não é só isso! Há o escopo geográfico.Marcos fala sobre ir por todo o mundo,Mateus fala sobre todas as nações e Lucas em Atos fala sobre os confins da terra.Novamente o alvo é:

1-Ser testemunha –onde?Até os confins da terra
2-Pregar o evangelho-onde? Por todo o mundo e á toda criatura
3-Fazer discípulos-onde? Em todas as nações


O que significa” todas as nações”?
O significado moderno desta palavra “nações encobre o significado que o Senhor Jesus pretendeu dar a ela.O texto grego diz:”pantha ta ethne”,que quer dizer “todas as nações”,todas as etnias”.
Uma etnia é um grupo de pessoas com a sua própria língua ,cultura e visão de mundo,etc.
Os missiólogos nos ensinam que há milhares de etnias ou nações no mundo ,e que uma grande porcentagem não tem nenhum discípulo de Jesus Cristo.Jesus nos comissionou para fazer discípulos de todas as etnias!
A Bíblia também nos diz como devemos proceder ,e nos oferece o método .Primeiro ,a Bíblia diz que devemos estar indo e aponta uma estratégia em Atos 1:8.
Segundo: Marcos nos diz para” pregar o evangelho” e Lucas amplia dizendo “pregar arrependimento para remissão de pecados”e,aos que responderem positivamente Mateus diz:”fazei discípulos “ e acrescenta –“batizando-os e ensinando-os”.Batizando-os em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a guardar todas as cousas que Jesus tem ordenado (conteúdo do discipulado).
Que nestes dias em que o Espírito Santo de Deus tem agido maravilhosamente no meio da igreja aqui no Brasil,despertando-nos para a nossa responsabilidade de pregar o evangelho a toda criatura e de fazer discípulos de todas as nações,possamos corresponder ,separando e comissionando os nossos homens mais capazes para essa tarefa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.