sexta-feira, 12 de junho de 2009

TEANTROPOLOGIA

TEANTROPOLOGIA
I) Definição: Doutrina do estudo do homem em relação a Deus.

II) Introdução:

O homem não é apenas a coroa ou coroação da criação, mas é alvo do cuidado especial de Deus.

III) Origem do homem:

1) Questão da origem do universo e do homem é filosófica e não científica. Debate sobre criação ou evolução é ideológico-filosófico e não cientifíco-laboratorial.

2) Características:

a) Ato sobrenatural e soberano de Deus:
- Não é processo natural, mas ato de Deus Hb.11:3 / Jo.1:3 / Gn.1 e 2

b) Distinta dos demais seres:
- “Produza a terra alma vivente”. Criação especial “Trabalhado pelas mãos do Criador”.
- Criado para ser “companheiro de Deus” (comunhão com Ele)

c) Eleva-o sobre demais seres:
- Domínio para cuidar, não para destruir. Cuidador, não dono.
- Abate animais para seu sustento, não para lazer.
- Direito de usa-los em seu benefício e conforto.

d) Restante da criação seria para sua satisfação:
- Deus criou o prazer para satisfação do homem (prazer existia no Éden)
- Desfrutar de conforto não é pecado (Gn.,1:29-30)

e) Única:
- Deus não continua criar imediatamente. Processo criador é mantido por meio da criação(Gn.1:28)

f)Ato do Deus Triuno:
- Pai / Filho: Jo.,1.../Espírito Santo:Gn.,1:2/
- Ação singular , sujeito pluralístico ( Gn.,1:26)
- Aponta para a dependência por parte do homem Sl.,90:2/ 102:25-27/103:15-17

f) Torna-o distinto, mas dependente de Deus:
- Criado à imagem e semelhança de Deus, mas não “imanação” do divino.
- Imagem e semelhança:
• Possui natureza racional=capacidade intelectual
• Possui natureza moral=discernimento entre bem e mal
• Possui natureza emocional= capacidade de expressar sentimentos
• Possui natureza volitiva=condições de escolher pela razão
• Possui domínio sobre a criação
• Possui a imortalidade (I Tm.6:16) – não eternidade.
• Possui a unicidade (ninguém é igual) – individualidade.
• Nosso corpo? Modelo que Deus planejara para Seu Filho para resgatar o ser humano.

Criação X Evolução

a) Propostas básicas da sustentação da evolução
- Similaridades estruturais entre homens e animais superiores.
- Argumento embriológico
- Órgãos rudimentares como prova da evolução.
- Argumento das provas sanguíneas (similaridades)
- Argumento paleontológico (fóssil)

Respostas:

- Similaridade não prova evolução, mas unidade na diversidade.
- Origem sucessiva se denota apenas pela relação genética e não por semelhança embrionária.
- Órgãos rudimentares não são sem valor, não conhecemos funções de alguns.
- O sangue (como proposto) não prova relação genética, pois só se usa soro inorgânico que não contém matéria viva.
- “Evidência” dos fósseis vem se diluindo. Registros apontam para “saltos” e não para evolução. Não há “elos perdidos”.

** Evolução é crida por muitos da mesma forma que a criação, pois nenhuma das duas foi ou pode ser demonstrada cientificamente

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