Teontologia - Doutrina de Deus
* Não discutiremos se podemos ou não conhecer a Deus, partiremos do fato que podemos conhecê-lo.
a) Nomes de Deus: Nome é a expressão do ser.
Antigo Testamento:
´El= Mais simples dos nomes. Significa: ser o 1º (´Elohim = plural)
Adonai: o que governa – senhor.
Shaddai e ´El-Shaddai: poderoso, possui todo o poder.
Javé ou Jeová: Mais sagrado – “Eu Sou” – Senhor. Ligar-se a outros:
Tsebhaoth: dos exércitos I Sm.17:45
Nissi: bandeira Ex.17:15
Shalom: Paz Jz.6:24
Tsidkênu: Justiça Jr.23:6
Jireh: Provisão Gn.22:14
Rapha: Sara (curador) Ex.15:26
Raah: Pastor Sl.23:1
Shammah: Est presente Ez.48:35
Novo Testamento:
Theos: Nome genético. Relação individual, não mais nacional.
Kurios (Kirios): Senhor – substitui Javé ou Jeová.
Pater: Idéia nova sobre nossa filiação – Deus como Pai.
* Jesus ou Cristo não são nomes de ou para Deus.
b) Atributos de Deus:
1)Def.: Qualidades essenciais de Deus ou descrição de suas perfeições.
2)Divisão: Comunicáveis: Têm correspondência com a criatura.
Incomunicáveis: Exclusivos de Deus – não correspondentes.
1º) Incomunicáveis:
1º.A) Autor-existência: Existe por Si mesmo/ é incausado/ não depende de outro para existir. João 5:26/ Ex.3:14/ João 8.58
1º.B) Imutabilidade: Imutável em seu Ser, promessas e propósitos. Mutável em Seus métodos. Sl.102:26-27/ Ml.3:6/ Tg.1:17
1º.C) Unidade: Em dois aspectos: Singular: Único ICo.8:6/ ITm.2:5/ IRe.8:60
Simples: Sem partes, não é composto.
1º.D) Infinitude: Qualidade essencial pela qual Ele é livre de toda limitação. Manifesta-se em três dimensões:
1º) Absoluta perfeição: Todos os atributos são plenos. Não pedaços como colcha de retalhos. Mt.5:48
2º) Eternidade: Infinidade em relação ao tempo. É antes do próprio tempo. Sl.90:2/ Hc.1:12/ Dt.33:27/ Is.40:28/ Jr.11:10
3º) Imensidade: Infinidade em relação ao espaço; onipresença.
Não se deve confundir com expansão ou dilatação.
Deus não se “estica”.
Está presente em todos os lugares com todo Seus Ser.
Imanência x Transcendência.
Sl.139:7-12/ Jr.23:24/ Ez.8:12/ Is.57:15
2º) Atributos Comunicáveis:
a) Espiritualidade: Não é corpóreo ou tangível. Imaterial e invisível.
Não significa irreal. Jo.4:24/IICo.3:17
b) Intelectualidade: Envolve três aspectos:
1) Conhecimento: Atributo pelo qual Ele se conhece e a todas as coisas possíveis e reais. Características: Inato-não adquirido / intuitivo-não analisa para tirar conclusões / imediato – não tem intermediário nem instrumentos / completo-não conhece hoje mais do que ontem/ simultâneo – conhece tudo de uma só vez / consciente – não se esquece, logo não se lembra.
*** onisciente: tudo de forma plena.
2) Sabedoria: Perfeição pela qual Ele aplica o conhecimento para obtenção dos fins determinados, de modo a glorifica-lo mais.
- Manifesta-se na criação Sl.19:1-6 / Jr.10:12
- Manifesta-se na providência Sl.33:10
- Manifesta-se na redenção ICo.2:7 / Ef.3:10
3) Verdade: Seu conhecimento, sabedoria e Ser se conformam de tal modo que não determina algo que não cumpra. Não pode mentir. Tt.1:2 / Hb.6:18 / Js.21:45
c) Morais:
1) Bondade: Deus é fonte de todo bem (Fons Ominium Bonorum)
Deus é o Supremo Bem (Summum Bonum) Mc.10:18 / Sl.145:9 Manifesta-se:
Benevolência: Cuidado (afeto) de Deus para com Suas criaturas racionais ou não. Varia de acordo com a capacidade do ser que irá recebe-la. Sl.36:6 / Mt.5:45 / Lc.6:35 / At.14:17
Amor: Bondade de Deus particular aos racionais. Perfeição de Deus que o leva a comunicar-se conosco. Jo.16:27 / I Jo.3:1; 4:9-10
Graça: Favor imerecido de bondade para com aquele que não tem direito de reclama-lo. Amor de Deus para com aqueles que, por natureza, estão sob condenação e são perdoados. Ef.1:6-7/ At.18:27 / Rm.3:24
Compaixão ou Misericórdia: “Coração na miséria”
Amor de Deus para com os que estão em miséria e angústia espiritual, por meio do qual os assiste e socorre. Sl.57:10 / Sl.86:5
Paciência ou longanimidade: ‘erk ‘aph = “Grande de Rosto”
Aspecto do amor de Deus pelo qual suporta ao obstinado e malvado (ímpio). Ex.34:6 / Rm.9:22
2.2.6 – Santidade:
1º - Distinto de sua criação – exaltado acima dela.
2º - Idéia ética de santidade, como separado do mal.
Ex. 15:11; I Sm 2; Os 11:9; Lv 11:14; Tg 1:13;
Ele é separado do mal; como nos ama e vive em nós? Ef 1:6
Manifestações:
Lei – dada para imprimir a idéia de Santo ao povo.
Símbolos: Terra santa, nação santa, cidade santa.
Jesus Cristo: At 3:14
Igreja; Revela santidade como Corpo de Cristo – I Pd 1:16
2.2.7 – Justiça: Palavras para expressar justiça levam à idéia de conformar-se com o modelo.
Justiça é algo que ultrapassa o conceito de lei.
Justiça absoluta: Plenamente justo em Si mesmo.
Justiça relativa: Pela qual Ele se mantém contra toda violação de Sua santidade – Ne 9:8; Sl 119: 137; 145:20; I Tm 4:8.
Distinções:
Governativa – Governa com justiça.
Justo legislador. Is 33:22; Dt 4:8; Sl 99:4; Rm 1:32
Distributiva: Distribuição justa de penas e prêmios.
a)Remunerativa:
Entrega de recompensa a anjos e homens. Flui do pacto – Mq 7:20; Mt 25: 21-34
b)Retributiva: Refere-se à aplicação de penas. Justa ira de Deus
Rm 2: 8-9; 12: 19; II Ts. 1: 8.
2.2.8 – Soberania: Gn 14:19; Is 43:13; 46:11.
Manifestação:
Criação e preservação – Sl 135:6; Ap. 4:11
Governo – Is 9: 6; Sl 22:28; 66:7;
Eleição: Rm 9:15; Ef 1:11;
Sofrimentos de Cristo – Lc 22:42; At 2:23;
Santificação: Fp 2: 12-13;
Sofrimentos: I Pd 3:17;
Coisas insignificantes: Mt 10: 29;
Distinções:
Decretiva – Deus decreta tudo o que acontecer e ocorre. At 4: 27-28; Lc 22:22
Preceptiva – Regras traçadas por Deus para criaturas morais, mostrando-lhes o dever a cumprir (nem sempre é cumprida) Rm 1:26 (Deus “entregou”).
Decreta “deixá-los”; a conseqüência dos atos e a punição.
Eudokia : Tem prazer em fazer – Mt 11: 26; Lc 13: 32
Euristia : Tem prazer em que o homem faça – Pv. 12:22
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