quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Turquia:Cristãos turcos sofrem com a discriminação e ataques

Apesar de alguns avanços promissores, os cristãos na Turquia continuam a sofrer com ataques de alguns cidadãos em particular. A discriminação contra eles também sido intensa no país, onde livros didáticos e meios de comunicação difamam o cristianismo.
Em seu relatório anual sobre as violações dos direitos humanos publicado em janeiro, a Associação de Igrejas Protestantes da Turquia observou que aconteceram melhorias quanto a liberdade religiosa no país, mas ainda existe uma “raiz de intolerância” na sociedade turca contra as religiões não islâmicas.

“A remoção dessa raiz de intolerância é um problema que precisam ser resolvido urgentemente”, afirma o relatório. “Ainda há espaço para muitas melhorias, alguns problemas estão sem resolução”, disse Mina Yildirim, um membro do comitê jurídico da Associação.

O relatório documentou 12 ataques contra os cristãos do país em 2011, incluindo incidentes em que indivíduos foram agredidos por compartilharem sua fé e membros de igrejas foram ameaçados e atacados.

Em alguns dos ataques, as vítimas se recusaram a apresentar as acusações contra os criminosos, pois podem correr risco de vida se o fizerem. Em alguns locais da Turquia, líderes de igreja tem que viver sob proteção policial, segundo o relatório.

“Há, pelo menos, cinco líderes de igreja que têm guarda-costas e pelo menos dois têm uma linha telefônica direta com a polícia”, afirma o relatório. “Várias igreja vivem sob algum tipo de proteção policial”, diz o relatório.

Ataques contra cristãos vêm crescendo desde o ano anterior. Os cristãos são conseiderados como espiões que vieram até país para destruí-lo. Os crimes cometidos contra os membros de igreja vêm em grande maioria de grupos nacionalistas turcos.

Apesar de todos esses problemas, os cristãos que vivem na Turquia enfrentam condições muito melhores se comparados com países como Irã, Iraque e Egito.

Ore pela Igreja na Turquia, para que ela continue crescendo em amor e graça para enfrentar as provações que aparecem em seu caminho

FonteCompass Direct
TraduçãoLucas Gregório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.