domingo, 12 de fevereiro de 2012

V


Recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos

(Tiago 1:21-22).

“UM SEMEADOR SAIU A SEMEAR”

Para ilustrar Sua mensagem, frequentemente o Senhor recorria às parábolas. Assim, atingia todos, tanto os simples quanto os mais instruídos. Apliquemo-nos a compreender Seus ensinos e a vivê-los na prática.

A parábola do semeador (Lucas 8:4-15) mostra claramente que escutar ou ler a Palavra de Deus nem sempre conduz à fé.

O primeiro terreno à beira do caminho por onde as pessoas passam é a imagem daquele que ouve a Palavra mas não se interessa por ela. Endurecido pelas distrações ou pelo pecado, não compreende o que ouve; as realidades espirituais simplesmente não fazem sentido para ele.

O segundo terreno, o pedregoso, lembra aquele que lê de boa vontade a Bíblia, sem que sua consciência seja alcançada. Não tem um relacionamento genuíno com o Senhor. Quando as dificuldades surgem, tal pessoa facilmente renuncia sua “fé”.

O terceiro terreno, com espinhos, representa os que, pelas preocupações, riquezas e prazeres, deixam morrer o interesse pela Palavra de Deus. Apreciam o que vem de Deus e, ao mesmo tempo, se enchem do que vem do mundo. Mas nenhum servo pode servir a dois senhores (Lucas 16:13).


A boa terra é aquele que ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática. Dá fruto, sinal da nova vida que Deus concede aos que crêem nEle.

Como você tem ouvido a Palavra? Como tem recebido a mensagem divina? Lembre-se da advertência de Hebreus 12:25: “Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.