"Não queremos, porém, irmãos, que
sejais ignorantes com respeito aos
que dormem, para não vos
entristecerdes como os demais, que
não têm esperança. Pois, se cremos
que Jesus morreu e ressuscitou, assim
também Deus, mediante Jesus, trará,
em sua companhia, os que dormem. Ora,
ainda vos declaramos, por palavra do
Senhor, isto: nós, os vivos, os que
ficarmos até à vinda do Senhor, de
modo algum precederemos os que
dormem. Porquanto o Senhor mesmo,
dada a sua palavra de ordem, ouvida a
voz do arcanjo, e ressoada a trombeta
de Deus, descerá dos céus, e os
mortos em Cristo ressuscitarão
primeiro; depois, nós, os vivos, os
que ficarmos, seremos arrebatados
juntamente com eles, entre nuvens,
para o encontro do Senhor nos ares,
e, assim, estaremos para sempre com o
Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos
outros com estas palavras" (1 Ts
4.13-18).
Primeira certeza: Os Mortos Não Estão
Mortos
"Pois, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também Deus,
mediante Jesus, trará, em sua
companhia, os que dormem" (v.14).
Esta certeza consiste em três
partes:
No Novo Testamento, a ressurreição se
refere principalmente ao corpo
O "dormir" dos crentes ou a
expressão "os que dormem" dizem
respeito aos corpos dos cristãos (At
13.36-37; Rm 8.10-11,23; 1 Co
15.35-46). A Bíblia não ensina o
"sono" da alma! Por exemplo, o homem
rico e Lázaro, depois que morreram,
estavam respectivamente no reino dos
mortos (hades) e no paraíso, mas
absolutamente conscientes (Lc
16.19-31).
O corpo, que deixamos por
ocasião da morte, "dorme"; mas o
espírito do crente – sua
personalidade, seu ser, sua
consciência – encontra-se com Cristo
a partir do momento da morte. O
apóstolo Paulo estava totalmente
convicto dessa realidade, motivo
porque escreveu:
"...tendo o desejo de partir e estar
com Cristo, o que é incomparavelmente
melhor" (Fp 1.23).
Quando os saduceus discutiram
com Jesus acerca da ressurreição dos
mortos, Ele lhes disse:
"E, quanto à ressurreição dos mortos,
não tendes lido o que Deus vos
declarou (Êx 3.6): Eu sou o Deus de
Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de
Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim
de vivos" (Mt 22.31-32).
O Senhor Jesus Cristo diz:
"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem
crê em mim, ainda que morra, viverá;
e todo o que vive e crê em mim não
morrerá, eternamente..." (Jo
11.25-26).
Em João 8.51 Ele também
acentua:
"...se alguém guardar a minha
palavra, não verá a morte,
eternamente." João 8.51
Se bem que o corpo adormece, o
espírito daquele que crê em Jesus
continua vivendo.
Em 2 Coríntios 5.8 está
escrito que "deixar o corpo"
significa ao mesmo tempo "habitar com
o Senhor". Em outras palavras: assim
que deixamos o corpo estamos com
Cristo.
Romanos 8.10 se refere a uma
verdade espiritual que já aconteceu,
mas por outro lado essa verdade
também se aplica ao futuro após a
morte:
"Se, porém, Cristo está em vós, o
corpo, na verdade, está morto por
causa do pecado, mas o espírito é
vida, por causa da justiça."
Romanos 8.10
Em 1 Tessalonicenses 4.16
lemos acerca dos "mortos em Cristo".
Uma vez que Jesus ressuscitou e vive,
também vivem todos os que dormiram
nEle. Espiritualmente eles estão em
Cristo e vivem com Cristo ("Pois a
nossa pátria está nos céus" – (Fp
3.20), fisicamente eles serão
ressuscitados.
A esperança de estar com Cristo
Mas a realidade é ainda mais
maravilhosa, e isso também faz parte
da certeza da salvação e do
arrebatamento. Como cristãos, não
dizemos por acaso: "O Senhor levou
tal irmão ou tal irmã". Realmente é
verdade que um cristão é buscado por
Jesus, enquanto um não-crente é
levado pela morte. A Igreja de Jesus
não verá a morte:
"Não queremos, porém, irmãos, que
sejais ignorantes com respeito aos
que dormem, para não vos
entristecerdes como os demais, que
não têm esperança" (1 Ts 4.13).
Os outros estão fora (v.12),
não estão em Cristo!
O versículo 14 trata dos que
dormem em Jesus:
"Pois, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também Deus,
mediante Jesus, trará, em sua
companhia, os que dormem." Isso fica
mais claro na Edição Revista e
Corrigida: "Porque, se cremos que
Jesus morreu e ressuscitou, assim
também aos que em Jesus dormem Deus
os tornará a trazer com ele". 1 Ts
4.14
Os cristãos que morreram foram
postos para dormir por Jesus, assim
como uma mãe ou um pai põem seus
filhos para dormir à noite. Isso
significa na prática: quando um
crente morre, ele é buscado por
Jesus, e assim não verá a morte.
Estou convicto de que o Senhor está
presente na morte de cada um de Seus
filhos, para levá-los para junto de
Si.
A garantia de que os mortos virão com
Cristo
A promessa de que Deus,
"mediante Jesus, trará, em sua
companhia, os que dormem" é uma
afirmação revolucionária. É
importante observar que não está
escrito: "trará para Ele", mas
"trará, em sua companhia", ou seja,
"trará com Ele". O próprio Senhor
comunica ao apóstolo – e assim a toda
a Igreja – que os mortos em Cristo
não serão prejudicados de modo algum,
mas que até terão a primazia.
Quando voltar, Jesus trará
consigo os que morreram nEle, pois
eles já estão com Ele (1 Ts 4.14-15),
e ressuscitará seus corpos mortos em
primeiro lugar (v.16). Somente depois
disso acontecerá a transformação dos
crentes ainda vivos, e então eles
serão arrebatados juntos ao encontro
do Senhor (v.17).
Examinemos o versículo 14 em
duas outras versões:
"Visto que nós cremos que Jesus
morreu e depois voltou à vida,
podemos também crer que, quando Jesus
voltar, Deus trará de volta com Ele
todos os cristãos que já morreram" (A
Bíblia Viva).
"Porque, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também aos que em
Jesus dormem Deus os tornará a trazer
com ele" (Edição Revista e
Corrigida).
Portanto, isso significa
simplesmente que os trazidos com
Jesus em Sua vinda são os espíritos
sem corpo dos que morreram em Cristo.
Primeiro, seus corpos serão
ressuscitados e juntados aos
espíritos. Depois os crentes vivos
serão transformados e toda a Igreja
será levada para o céu com Jesus.
O fundamento dessa esperança
de ressurreição foi criado
exclusivamente por Jesus através da
Sua morte e ressurreição. Disso
consiste a força e o poder da
ressurreição. Agora, o que importa é
se cremos na Sua morte e ressurreição
(v.14). Certa vez Jesus perguntou aos
Seus discípulos: "Quem dizeis (ou
crêdes) que eu sou?" (Mt 16.15).
Então Pedro deu a única resposta
certa: "Tu és o Cristo, o Filho do
Deus vivo" (v.16). Na sua opinião,
quem é Jesus?
Segunda certeza: O Senhor Voltará
Pessoalmente
"Porquanto o Senhor mesmo... descerá
dos céus..."(1 Ts 4.16).
A ressurreição/o arrebatamento
será o momento em que o Senhor Jesus
deixará Seu trono no céu e virá
pessoalmente ao encontro da Sua
Igreja a fim de levá-la para a casa
do Pai. Assim como um noivo vai ao
encontro da sua noiva, o Salvador
virá ao encontro dos que comprou pelo
Seu sangue e os conduzirá para Sua
glória.
O Senhor não enviará um anjo
ou qualquer outro emissário para
fazer isso, Ele virá pessoalmente.
Então se cumprirá literalmente a
promessa de João 14.3:
"E, quando eu for e vos preparar
lugar, voltarei e vos receberei para
mim mesmo, para que onde eu estou,
estejais vós também." João 14.3
Assim como Ele em pessoa nos
salvou e morreu na cruz por nós,
assim como Ele mesmo foi preparar-nos
lugar – Ele voltará pessoalmente para
buscar-nos para Si, para que
estejamos onde Ele está. Em inúmeras
passagens do Novo Testamento somos
conclamados a esperar a volta de
Jesus a qualquer momento (por
exemplo, em 1 Co 11.26; 1 Ts 1.10; Hb
10.37).
Terceira certeza: A Palavra de Ordem
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua
palavra de ordem, ouvida a voz do
arcanjo, e ressoada a trombeta de
Deus, descerá dos céus, e os mortos
em Cristo ressuscitarão primeiro" (1
Ts 4.16). A Edição Revista e
Corrigida diz: "Porque o mesmo Senhor
descerá do céu com alarido e com voz
de arcanjo, e com a trombeta de Deus;
e os que morreram em Cristo
ressuscitarão primeiro".
Segundo meu entendimento, o
próprio Senhor dará esta palavra de
ordem, pois Ele é o Soberano a quem
todos os exércitos celestiais
obedecem. Isso é indicado nas
seguintes passagens:
"Em verdade, em verdade vos digo que
vem a hora e já chegou, em que todos
os mortos ouvirão a voz do Filho de
Deus; e os que a ouvirem viverão" (Jo
5.25).
Jesus, o Bom Pastor, também
disse:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz;
eu as conheço, e elas me seguem. Eu
lhes dou a vida eterna; jamais
perecerão, e ninguém as arrebatará da
minha mão" (Jo 10.27-28).
Você já é uma ovelha do
rebanho de Jesus? A resposta a essa
pergunta tem importância decisiva em
relação à eternidade. Você já tem um
relacionamento pessoal com Jesus, por
tê-lO recebido em sua vida (Jo 1.12)?
Você pode dizer com certeza que é um
filho de Deus? Se não o pode, pedimos
que você dê esse passo decisivo ainda
hoje!
Quando o Senhor Jesus ressuscitou a
Lázaro, lemos que Ele clamou dando
uma ordem:
"...(Jesus) clamou em alta voz:
Lázaro, vem para fora!" (Jo 11.43).
Devemos imaginar o seguinte:
no decorrer dos tempos, milhões de
pessoas crentes no Senhor Jesus
dormiram, ou seja, faleceram. Aí
chega a hora do arrebatamento. O
Senhor se levanta do Seu trono e
clama: "Vem para fora!" Então as
sepulturas se abrirão, e nenhum dos
que foram comprados pelo Seu sangue
ficará para trás. Não importa se seus
corpos foram queimados, se morreram
contaminados por radiação nuclear ou
se estão nas profundezas dos mares –
Ele é o Criador, Ele os ressuscitará
e os conduzirá ao encontro de seus
espíritos/almas.
No Salmo 33.9 está escrito acerca
dEle, o Filho do Altíssimo:
"Pois ele falou, e tudo se fez; ele
ordenou, e tudo passou a existir"
(compare também Is 55.4).
Essa "palavra de ordem" do
Senhor vem da linguagem militar. Ela
é semelhante à voz de comando de um
general que chama suas tropas para o
combate. Por ocasião do
arrebatamento, o General celestial
dará ordem às tropas que lutam por
Ele, que deveriam estar revestidas de
toda a armadura espiritual (Ef
6.11ss), para que deixem o campo de
batalha sobre a terra e venham com
Ele para a Sua glória.
Quarta certeza: A Voz do Arcanjo
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua
palavra de ordem, ouvida a voz do
arcanjo, e ressoada a trombeta de
Deus, descerá dos céus, e os mortos
em Cristo ressuscitarão primeiro" (1
Ts 4.16).
A designação "arcanjo" se
aplica a apenas um anjo na Bíblia,
isto é, a Miguel: "Contudo, o arcanjo
Miguel..." (Jd 9). Miguel significa
"Quem é como Deus?" Este anjo é um
dos mais importantes em hierarquia
(Dn 10.13).
No tempo de Daniel, Miguel
lutou contra um príncipe dos demônios
no mundo celestial e veio ajudar
Gabriel, para que este pudesse
confirmar a Daniel que suas orações
haviam sido atendidas (Dn 10.12-14 e
21). Anteriormente este arcanjo
também lutou com Satanás pelo corpo
de Moisés:
"Contudo, o arcanjo Miguel, quando
contendia com o Diabo e disputava a
respeito do corpo de Moisés, não se
atreveu a proferir juízo difamatório
contra ele; pelo contrário, disse: O
Senhor te repreenda!" (Jd 9).
No final, Miguel e seus
exércitos de anjos lutarão contra os
exércitos de demônios de Satanás, os
vencerão e lançarão sobre a terra
para que não tenham mais acesso ao
céu (Ap 12.7-9).
Por que se ouvirá a voz do
arcanjo Miguel no momento do
arrebatamento? Por que e para que ele
levantará a sua voz – após a palavra
de ordem do Senhor para o
arrebatamento? A chave ou a resposta
para isso está nas significativas
palavras do arcanjo Gabriel ao judeu
Daniel:
"Mas eu te declararei o que está
expresso na escritura da verdade; e
ninguém há que esteja ao meu lado
contra aqueles, a não ser Miguel,
vosso príncipe" (Dn 10.21).
Este arcanjo intervém de modo
especial em favor do povo de Israel:
"Nesse tempo, se levantará Miguel, o
grande príncipe, o defensor dos
filhos do teu povo..." (Dn 12.1).
Devemos lembrar que no momento
em que o Senhor Jesus Cristo der a
ordem para a ressurreição e para o
arrebatamento da Sua Igreja, a
dispensação da graça terminará. Então
o "corpo de Cristo" estará completo,
então o Pentecoste em sentido inverso
(a retirada do Espírito Santo)
acontecerá e a Igreja será levada
para o céu.
Depois disso será
restabelecida novamente uma espécie
de "situação do Antigo Testamento" –
a conexão entre a 69ª e a 70ª semana
de anos de Daniel. Lembremo-nos
apenas do quinto selo e daqueles na
Grande Tribulação
"...que tinham sido mortos por causa
da palavra de Deus e por causa do
testemunho que sustentavam. Clamaram
em grande voz, dizendo: Até quando, ó
Soberano Senhor, santo e verdadeiro,
não julgas, nem vingas o nosso sangue
dos que habitam sobre a terra?" (Ap
6.9-10).
Conforme meu entendimento,
estes não pertencem à Igreja, pois
verdadeiros discípulos de Jesus não
pedem vingança. Pelo contrário. Ao
morrer apedrejado pelos fariseus e
escribas, Estevão clamou:
‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito!
Então, ajoelhando-se, clamou em alta
voz: Senhor, não lhes imputes este
pecado! Com estas palavras,
adormeceu" (At 7.59-60).
Quanto às condições típicas do
Antigo Testamento durante a Grande
Tribulação, lembremos também das duas
testemunhas, que farão milagres,
ferirão a terra com toda sorte de
flagelos e farão sair fogo das suas
bocas para devorar os inimigos (Ap
11.3-6; compare também Lc 9.54-55).
A Igreja de Jesus era um
mistério, ela foi inserida por Deus
entre a 69ª e a 70ª semana de anos de
Daniel. Depois que ela for
arrebatada, começará a 70ª semana de
anos (ligada à 69ª semana) de Daniel
9. Enquanto a Igreja estiver na casa
do Pai celestial, o mundo e Israel
entrarão na Grande Tribulação. Assim,
o povo judeu passará outra vez
inteiramente para o centro da ação de
Deus. Por isso o príncipe angélico de
Israel entrará novamente em ação
(como no caso de Daniel), e levantará
a sua voz. Para quê? Em favor do povo
de Israel:
"Nesse tempo, se levantará Miguel, o
grande príncipe, o defensor dos
filhos do teu povo, e haverá tempo de
angústia, qual nunca houve, desde que
houve nação até àquele tempo; mas,
naquele tempo, será salvo o teu povo,
todo aquele que for achado inscrito
no livro" (Dn 12.1).
"Naquele tempo" significa:
quando a Igreja tiver sido
arrebatada, o anticristo tiver
aparecido e a Grande Tribulação tiver
começado, o arcanjo Miguel intervirá
em favor do povo de Israel, pois
então começará a salvação do
remanescente de Israel:
"Muitos dos que dormem no pó da terra
ressuscitarão, uns para a vida
eterna, e outros para vergonha e
horror eterno. Os que forem sábios,
pois, resplandecerão como o fulgor do
firmamento; e os que a muitos
conduzirem à justiça, como as
estrelas, sempre e eternamente. Tu,
porém, Daniel, encerra as palavras e
sela o livro, até ao tempo do fim;
muitos o esquadrinharão, e o saber se
multiplicará... Muitos serão
purificados, embranquecidos e
provados; mas os perversos procederão
perversamente, e nenhum deles
entenderá, mas os sábios entenderão"
(Dn 12.2-4 e 10).
A voz do arcanjo em geral
também é entendida como uma chamada
coletiva de reunião e recolhimento
dos santos do Antigo Testamento.
Atualmente muitos israelitas
já chegaram ao conhecimento mais
elevado que existe: eles creram em
Jesus Cristo, o seu Messias! E o
próprio Senhor acrescenta sempre mais
judeus à Sua Igreja, como se conclui
pelo seguinte relato:
Cinco pessoas foram batizadas em
outubro. Shalom e Ora, um jovem casal
israelense, e duas filhas
converteram-se através de sua
vizinha, que freqüenta regularmente a
igreja. "É algo especial", escreve
John Pex, "quando jovens judeus
reconhecem o seu Messias –
principalmente quando um casal se
converte e é batizado".
A loja da Sociedade Bíblica em Tel
Aviv está muito bem localizada e é
visitada por muitos israelenses. Andy
Ball, seu diretor, relata o exemplo
de uma mulher ortodoxa que comprou um
Novo Testamento na loja: ela queria
conhecer a fé cristã em primeira mão.
Uma funcionária do governo queria um
Antigo Testamento em árabe para outra
pessoa e nessa oportunidade comprou
um Novo Testamento para si própria. A
loja bíblica também abastece outras
casas de comércio, universidades e
hotéis com Novos Testamentos, livros
e artigos cristãos... (Amzi 3/98)
Ao profeta Daniel foi
ordenado:
"Tu, porém, Daniel, encerra as
palavras e sela o livro, até ao tempo
do fim; muitos o esquadrinharão, e o
saber se multiplicará."
Que tipo de saber se
multiplicará? Resposta: cada vez mais
judeus reconhecerão que Jesus é o
Messias. Já observamos o início disso
hoje em dia. O número de membros das
igreja judaico-messiânicas
multiplicou-se por 10 nos últimos 30
anos!
Mas, voltando à voz do
arcanjo: podemos imaginar que Miguel
acompanhará o Senhor quando Ele vier
buscar a Sua Igreja. A Bíblia Viva
diz:
"Pois o próprio Senhor descerá do céu
com um potente clamor, com o vibrante
brado do arcanjo e com o vigoroso
toque de trombeta de Deus" (1 Ts
4.16).
Evidentemente o Senhor não
teria necessidade desse
acompanhamento, mas parece que o
arcanjo Miguel é o guerreiro que atua
nos ares contra Satanás (Daniel 10),
e como Israel terá entrado em cena
novamente, o arcanjo intervirá
lutando em favor do povo da aliança
de Deus.
O arrebatamento da Igreja de
Jesus (toda pessoa salva, seja judeu
ou gentio, será retirada da terra)
provocará um golpe repentino,
dramático e inimaginável na história
da humanidade que ficará para trás.
Esse acontecimento revolucionário
desencadeará uma série de outros
acontecimentos subseqüentes. Queremos
destacar um deles:
Em Israel Irromperá um Avivamento
Romanos 11.25 diz de maneira
bem clara:
"Porque não quero, irmãos, que
ignoreis este mistério (para que não
sejais presumidos em vós mesmos): que
veio endurecimento em parte a Israel,
até que haja entrado a plenitude dos
gentios (na Igreja de Jesus)."
Romanos 11.25
Quando a plenitude dos gentios
(das nações) tiver entrado no "corpo
de Cristo", ele será levado para o
céu. Aí terminará o endurecimento de
Israel, sua cegueira acabará.
Então muitos judeus chegarão
ao saber de Daniel 12.4, entendendo
que o Senhor Jesus é o seu Messias. É
muito provável que nos dias após o
arrebatamento milhares e milhares de
judeus se converterão a Jesus, à
semelhança do que aconteceu no começo
da Igreja no livro de Atos. Então
brotará e nascerá a semente do
Evangelho espalhada oralmente e de
forma impressa pelos judeus
messiânicos, que nesse tempo também
terão sido arrebatados. Os que
ficarem para trás, familiares,
amigos, colegas, etc., procurarão
Bíblias, livros e outras publicações
cristãs deixadas pelos arrebatados.
Eles se lembrarão daquilo que leram e
ouviram, de comentários bíblicos e
pregações sobre a esperança pelo
Messias. Essa esperança já germina
atualmente no coração de muitos
judeus.
Depois do arrebatamento
aparecerão também os 144.000 selados
de Israel (Ap 7.4-8) e as duas
testemunhas (Ap 11.3ss). Cada vez
mais judeus se converterão e levarão
o Evangelho ao seu próprio povo e aos
gentios. Nisto os judeus terão uma
grande vantagem, pelo fato de terem
sido espalhados por todo o mundo e
dominarem muitas línguas diferentes.
Mas, para sermos exatos,
devemos dizer também que nem todos os
judeus se converterão. Muitos,
especialmente os ligados ao governo,
farão a aliança com o anticristo,
isto é, com o líder romano [europeu]
(Dn 9.26-27; Ap 13.1; Is 28.14-16).
Quando fala desse tempo, também
Daniel diz que muitos serão
purificados (converter-se-ão), mas
muitos permanecerão ímpios; que
muitos entenderão, mas muitos outros
não entenderão (Dn 12.10). Apenas um
remanescente será salvo, como se vê
claramente em outras passagens das
Escrituras (por exemplo, em Rm 9.27;
Ez 20.33-38). Mas atrás de todo esse
remanescente crente se colocará o
arcanjo Miguel como príncipe de
Israel. No arrebatamento ele
levantará a sua voz, porque terá
chegado sua hora para agir em favor
do remanescente de Israel.
Como vimos, em nossos dias
muitos israelitas estão crendo no seu
Messias, em Jesus Cristo. Será que o
Senhor está preparando o Seu povo
para o arrebatamento e a Grande
Tribulação? Será que Ele o faz porque
a hora já está muito adiantada?
Quinta certeza: A Trombeta de Deus
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua
palavra de ordem, ouvida a voz do
arcanjo, e ressoada a trombeta de
Deus, descerá dos céus, e os mortos
em Cristo ressuscitarão primeiro" (1
Ts 4.16).
A trombeta de Deus aqui
mencionada é a mesma de 1 Coríntios
15.52:
"...num momento, num abrir e fechar
de olhos, ao ressoar da última
trombeta. A trombeta soará, os mortos
ressuscitarão incorruptíveis, e nós
seremos transformados." 1 Coríntios
15.52
Esta trombeta de Deus chamará
todos os santos de todos os tempos
para a casa do Pai.
Por que ela é chamada de
"última trombeta"? Porque então a
dispensação da graça chegará ao fim.
A dispensação da anunciação do
Evangelho da graça começou com uma
"trombeta" e terminará com uma
trombeta. Por que ela começou com uma
"trombeta"? Porque podemos dizer que
a pregação do Evangelho "repercutiu",
"ressoou" ou foi "trombeteada". Por
exemplo, a frase: "Porque de vós
repercutiu a palavra do Senhor..." (1
Ts 1.8), significa literalmente:
"porque vocês trombetearam a palavra
do Senhor". Em Romanos 10.18 está
escrito:
"Mas pergunto: Porventura, não
ouviram? Sim, por certo: Por toda a
terra se fez ouvir a sua voz, e as
suas palavras, até aos confins do
mundo." Romanos 10.18
A trombeta do Evangelho
conclamando para a salvação em Jesus
Cristo ressoou por quase dois mil
anos. Em breve se ouvirá a última
trombeta, o Evangelho deixará de ser
pregado, a dispensação da graça
chegará ao fim e a Igreja estará
concluída, a sua plenitude terá sido
alcançada. A Igreja será chamada para
subir à casa do Pai.
Em que será que pensaram os
tessalonicences, que em grande parte
eram judeus, quando Paulo escreveu
sobre a trombeta? O Apocalipse ainda
não existia, portanto eles ainda não
sabiam nada sobre as sete trombetas
de juízo ali descritas. Por isso,
certamente eles pensaram na trombeta
da salvação de Números 10.2-10. Nesse
trecho do Antigo Testamento são
mencionadas duas trombetas que eram
tocadas em certas ocasiões. A ordem
de Deus dizia:
"Faze duas trombetas de prata; de
obra batida as farás; servir-te-ão
para convocares a congregação e para
a partida dos arraiais" (Nm 10.2).
Por um lado, portanto, estas
trombetas de prata eram tocadas para
convocar, chamar, juntar e reunir, e
por outro lado para levantar
acampamento e partir. Isso não tem
sentido profético? Convocação
(chamamento) = pregação do Evangelho
para vir a Jesus ("muitos são
chamados..."), até que a plenitude
estiver reunida. Partida =
ressurreição/arrebatamento para a
casa do Pai.
É interessante verificar que
essas trombetas deviam ser
confeccionadas de prata. Que prata
era usada para essa finalidade? O
siclo de prata do resgate [salvação]
(Êx 30.12-13). Esses siclos eram
dados como pagamento de resgate pela
vida dos israelitas, para que não
houvesse entre eles nenhuma praga.
Isso também nos faz lembrar das 30
moedas de prata que foram pagas pela
prisão do Senhor Jesus, que obteve a
nossa salvação na cruz.
As diferentes maneiras de
tocar as trombetas significavam,
entre outras coisas, o seguinte:
Quando as duas trombetas eram tocadas
de maneira normal, isso servia para o
chamamento e ajuntamento de toda a
congregação na porta da tenda da
congregação (Nm 10.3) = um chamamento
para salvação.
Quando as trombetas eram tocadas a
rebate, fortemente, como "sinal de
alarme", isso indicava a ordem para
partir. O último toque da trombeta
era o sinal para juntar os pertences
e partir = uma maravilhosa ilustração
do arrebatamento.
Agora ainda ressoa a trombeta
do Evangelho para chamamento e
ajuntamento. Mas quando for tocada a
última trombeta de Deus como "sinal
de alarme" para o arrebatamento, ao
mesmo tempo isto será um sinal para o
ajuntamento de Israel, porque então
terá chegado o tempo do seu
salvamento. É o que se conclui de
Números 10.9:
"Quando, na vossa terra, sairdes a
pelejar contra os opressores que vos
apertam, também tocareis as trombetas
a rebate, e perante o SENHOR, vosso
Deus, haverá lembrança de vós, e
sereis salvos de vossos inimigos."
Números 10.9
Depois do arrebatamento virá o
opressor, o anticristo, mas o Senhor
se lembrará de Israel e no final
salvará o Seu povo. Isaías 27.12-13
anuncia isso de maneira muito bonita:
"Naquele dia, em que o SENHOR
debulhará o seu cereal desde o
Eufrates até ao ribeiro do Egito; e
vós, ó filhos de Israel, sereis
colhidos um a um. Naquele dia, se
tocará uma grande trombeta, e os que
andavam perdidos pela terra da
Assíria e os que forem desterrados
para a terra do Egito tornarão a vir
e adorarão ao SENHOR no monte santo
de Jerusalém." Isaías 27.12-13
Pelos motivos já mencionados e
os que vamos acrescentar, a trombeta
de Deus para o arrebatamento, segundo
o meu entendimento, não equivale às
sete trombetas do Apocalipse
(capítulos 8-11).
• A trombeta de Deus para o
arrebatamento anuncia a conclusão da
era da graça. Trata-se da trombeta da
salvação. No seu som temos a
salvação, o perdão e a vitória do
Evangelho. Ela ressoa principalmente
para a Igreja, mas também para
Israel, no sentido de que então o
remanescente será reunido.
• As trombetas tocadas pelos anjos em
Apocalipse, entretanto, são todas
trombetas de juízo sobre o mundo das
nações que rejeitou a Cristo. Além
disso, os vinte e quatro anciãos (a
Igreja, veja Ap 4.9-11) já se
encontram no céu por ocasião da
sétima trombeta e anunciam a volta de
Jesus e Seu reino (Ap 11.15-17ss).
• É muito interessante observar que
outras traduções de 1 Tesalonisences
4.16, por exemplo a Edição Corrigida
e Revisada, dizem: "...Porque o mesmo
Senhor descerá do céu... com a
trombeta de Deus...". Isto quer dizer
que o próprio Senhor – como Sumo
Sacerdote da Sua Igreja – tocará a
trombeta, porque ela estará na Sua
mão. Ele mesmo chamará os Seus para
casa. Ele mesmo dará a ordem e o
sinal para a retirada da Sua Igreja.
Segundo o meu entendimento, isso
também é o mais provável, pois a
trombeta é chamada de "trombeta de
Deus", e Jesus Cristo é Deus (Tt
2.13; 1 Jo 5.20). Por que não seria o
Salvador que haveria de chamar os
Seus salvos? Aliás, no Antigo
Testamento apenas os sacerdotes
podiam tocar as trombetas. E Jesus é
o Sumo Sacerdote, não um anjo
qualquer. As sete trombetas de juízo
(Ap 8.6-9,12; 11.15) são empunhadas e
tocadas por anjos. Por isso, deve
haver uma diferença entre a trombeta
do arrebatamento e as sete trombetas
de juízo.
Sexta certeza: Ressurreição e
Arrebatamento
"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua
palavra de ordem, ouvida a voz do
arcanjo, e ressoada a trombeta de
Deus, descerá dos céus, e os mortos
em Cristo ressuscitarão primeiro;
depois, nós, os vivos, os que
ficarmos, seremos arrebatados
juntamente com eles, entre nuvens,
para o encontro do Senhor nos ares,
e, assim, estaremos para sempre com o
Senhor" (1 Ts 4.16-17).
Não se trata aqui de uma
ressurreição geral. Somente os mortos
em Cristo e os vivos em Cristo serão
ressuscitados ou transformados. Todos
os demais mortos permanecerão nas
suas sepulturas até o dia do juízo
final. O que é descrito aqui é uma
ressurreição seletiva dentre os
mortos e realmente diz respeito
somente àqueles que estão em Cristo.
Em João 5.28-29 o Senhor
mencionou duas diferentes
ressurreições:
"Não vos maravilheis disto, porque
vem a hora em que todos os que se
acham nos túmulos ouvirão a sua voz e
sairão: os que tiverem feito o bem,
para a ressurreição da vida; os que
tiverem praticado o mal, para a
ressurreição do juízo." João 5.28-29
E quando Jesus desceu do
monte com Seus discípulos depois da
Sua transfiguração, Ele lhes disse
algo que muito os admirou e que até
então eles ainda não tinham ouvido.
Trata-se de uma expressão totalmente
nova em relação ao arrebatamento:
"Ao descerem do monte, ordenou-lhes
Jesus que não divulgassem as coisas
que tinham visto, até o dia em que o
Filho do Homem ressuscitasse dentre
os mortos. Eles guardaram a
recomendação, perguntando uns aos
outros que seria o ressuscitar dentre
os mortos?" (Mc 9.9-10).
Jesus foi o primeiro que
ressuscitou dentre os mortos (At
26.23; Cl 1.18; 1 Co 15.20). Também 1
Coríntios 15.23 fala disso:
"Cada um, porém, por sua própria
ordem: Cristo, as primícias; depois,
os que são de Cristo, na sua vinda."
1 Coríntios 15.23
Esta afirmação, em conexão com
1 Tessalonicences 4.16, explica que
todos os que estão em Cristo
ressuscitarão dentre os mortos. Esta
é a chamada "primeira ressurreição"
(Ap 20.5-6). As outras pessoas, as
que não estavam em Jesus, que não
pertenciam a Ele pela fé salvadora e,
assim, não tinham um relacionamento
pessoal com Ele, serão ressuscitadas
mil anos mais tarde e então irão para
o inferno (Ap 20.11-15).
Na primeira
ressurreição/arrebatamento o Senhor
Jesus deixará o Seu trono e, vindo do
céu (da casa do Pai), aparecerá nos
ares (1 Ts 4.17). Ele não virá de
maneira visível sobre a terra, mas
permanecerá na atmosfera superior. Os
espíritos/almas dos que dormiram nEle
O acompanharão, como provavelmente
também o arcanjo Miguel. Então serão
ressuscitados primeiro os corpos dos
que morreram em Cristo. Logo a
seguir, os corpos dos que ainda
estiverem vivos serão transformados.
Então a Igreja será arrebatada
coletivamente ao encontro do Senhor
nos ares, entre nuvens, e Ele levará
Sua noiva para a casa do Pai. A
Igreja terá então deixado seu lugar
na terra e João 14.1-6 estará
cumprido. Tudo isso naturalmente
acontecerá numa fração de segundos
(comp. 1 Co 15.51-53).
Sétima certeza: Estar Para Sempre com
o Senhor
"...e, assim, estaremos para sempre
com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns
aos outros com estas palavras" (1 Ts
4.17-18).
Esta garantia:
"...estaremos para sempre com
o Senhor", é um consolo eterno acima
de tudo o que é passageiro neste
mundo... A partir desse momento, nada
mais estará sujeito à morte para
qualquer filho de Deus. Todas as
tristezas do passado, todas as
misérias e tentações, todas as
perguntas, tudo será esquecido e
respondido por este fato:
"...estaremos para sempre com o
Senhor." "Estaremos para sempre com o
Senhor" significa que a Igreja estará
sempre onde Jesus estiver; ela
participará de toda a Sua riqueza
divina. Então se cumprirá o que está
escrito em Tito 2.13:
"...aguardando a bendita esperança e
a manifestação da glória do nosso
grande Deus e Salvador Cristo Jesus."
Tito 2.13
"Aguardando ansiosamente aquele tempo
quando se verá a sua glória – a
glória do nosso grande Deus e
Salvador Jesus Cristo" (A Bíblia
Viva).
Mas quem não tem Jesus cai num
abismo insondável de desespero.
Aquele que não tem Jesus perde a
bendita e eterna esperança.
Justamente nesta passagem da
ressurreição e do arrebatamento, a
Bíblia nos mostra que haverá pessoas
que estarão dentro (1 Ts 4.16) e
pessoas que estarão fora (v.12), que
haverá pessoas cheias de esperança e
pessoas sem esperança (v.13), pessoas
que estarão para sempre com o Senhor
e pessoas eternamente separadas dEle
(v.17), pessoas consoladas e pessoas
sem consolo (v.18). Aquele que não
está em Cristo não tem nenhum
relacionamento com Deus; tal pessoa
está "fora", sem esperança, porque
não tem lar. Uma pessoa sem Jesus
ficará eternamente sem consolo e sem
paz.
Como você pode ganhar o
direito de morar na casa do Pai
celestial, adquirir a esperança de
"estar para sempre com o Senhor" e
transmitir esse consolo também para
outros? Decidindo-se por Jesus Cristo
e por Sua obra de salvação consumada
na cruz – também por você. Se você
aceitar isso pela fé, 1
Tessalonicenses 4.14-18 realmente se
cumprirá também em sua vida. Por
isso, decida-se totalmente por Jesus
Cristo, o Filho do Deus vivo! A
Palavra do Deus Eterno lhe diz em Jó
11.13 e 18:
"Se dispuseres o coração e estenderes
as mãos para Deus... Sentir-te-ás
seguro, porque haverá esperança". Jó
11.13 e 18
Autor: Norbert Lieth
Extraído do livro: A Esperança do
Arrebatamento.
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