sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sete Certezas Sobre o Arrebatamento

"Não queremos, porém, irmãos, que

sejais ignorantes com respeito aos

que dormem, para não vos

entristecerdes como os demais, que

não têm esperança. Pois, se cremos

que Jesus morreu e ressuscitou, assim

também Deus, mediante Jesus, trará,

em sua companhia, os que dormem. Ora,

ainda vos declaramos, por palavra do

Senhor, isto: nós, os vivos, os que

ficarmos até à vinda do Senhor, de

modo algum precederemos os que

dormem. Porquanto o Senhor mesmo,

dada a sua palavra de ordem, ouvida a

voz do arcanjo, e ressoada a trombeta

de Deus, descerá dos céus, e os

mortos em Cristo ressuscitarão

primeiro; depois, nós, os vivos, os

que ficarmos, seremos arrebatados

juntamente com eles, entre nuvens,

para o encontro do Senhor nos ares,

e, assim, estaremos para sempre com o

Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos

outros com estas palavras" (1 Ts

4.13-18).

Primeira certeza: Os Mortos Não Estão

Mortos

"Pois, se cremos que Jesus morreu e

ressuscitou, assim também Deus,

mediante Jesus, trará, em sua

companhia, os que dormem" (v.14).

Esta certeza consiste em três

partes:
No Novo Testamento, a ressurreição se

refere principalmente ao corpo
O "dormir" dos crentes ou a

expressão "os que dormem" dizem

respeito aos corpos dos cristãos (At

13.36-37; Rm 8.10-11,23; 1 Co

15.35-46). A Bíblia não ensina o

"sono" da alma! Por exemplo, o homem

rico e Lázaro, depois que morreram,

estavam respectivamente no reino dos

mortos (hades) e no paraíso, mas

absolutamente conscientes (Lc

16.19-31).
O corpo, que deixamos por

ocasião da morte, "dorme"; mas o

espírito do crente – sua

personalidade, seu ser, sua

consciência – encontra-se com Cristo

a partir do momento da morte. O

apóstolo Paulo estava totalmente

convicto dessa realidade, motivo

porque escreveu:

"...tendo o desejo de partir e estar

com Cristo, o que é incomparavelmente

melhor" (Fp 1.23).

Quando os saduceus discutiram

com Jesus acerca da ressurreição dos

mortos, Ele lhes disse:

"E, quanto à ressurreição dos mortos,

não tendes lido o que Deus vos

declarou (Êx 3.6): Eu sou o Deus de

Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de

Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim

de vivos" (Mt 22.31-32).

O Senhor Jesus Cristo diz:

"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem

crê em mim, ainda que morra, viverá;

e todo o que vive e crê em mim não

morrerá, eternamente..." (Jo

11.25-26).

Em João 8.51 Ele também

acentua:

"...se alguém guardar a minha

palavra, não verá a morte,

eternamente." João 8.51

Se bem que o corpo adormece, o

espírito daquele que crê em Jesus

continua vivendo.
Em 2 Coríntios 5.8 está

escrito que "deixar o corpo"

significa ao mesmo tempo "habitar com

o Senhor". Em outras palavras: assim

que deixamos o corpo estamos com

Cristo.
Romanos 8.10 se refere a uma

verdade espiritual que já aconteceu,

mas por outro lado essa verdade

também se aplica ao futuro após a

morte:

"Se, porém, Cristo está em vós, o

corpo, na verdade, está morto por

causa do pecado, mas o espírito é

vida, por causa da justiça."

Romanos 8.10

Em 1 Tessalonicenses 4.16

lemos acerca dos "mortos em Cristo".

Uma vez que Jesus ressuscitou e vive,

também vivem todos os que dormiram

nEle. Espiritualmente eles estão em

Cristo e vivem com Cristo ("Pois a

nossa pátria está nos céus" – (Fp

3.20), fisicamente eles serão

ressuscitados.

A esperança de estar com Cristo
Mas a realidade é ainda mais

maravilhosa, e isso também faz parte

da certeza da salvação e do

arrebatamento. Como cristãos, não

dizemos por acaso: "O Senhor levou

tal irmão ou tal irmã". Realmente é

verdade que um cristão é buscado por

Jesus, enquanto um não-crente é

levado pela morte. A Igreja de Jesus

não verá a morte:

"Não queremos, porém, irmãos, que

sejais ignorantes com respeito aos

que dormem, para não vos

entristecerdes como os demais, que

não têm esperança" (1 Ts 4.13).

Os outros estão fora (v.12),

não estão em Cristo!
O versículo 14 trata dos que

dormem em Jesus:

"Pois, se cremos que Jesus morreu e

ressuscitou, assim também Deus,

mediante Jesus, trará, em sua

companhia, os que dormem." Isso fica

mais claro na Edição Revista e

Corrigida: "Porque, se cremos que

Jesus morreu e ressuscitou, assim

também aos que em Jesus dormem Deus

os tornará a trazer com ele". 1 Ts

4.14

Os cristãos que morreram foram

postos para dormir por Jesus, assim

como uma mãe ou um pai põem seus

filhos para dormir à noite. Isso

significa na prática: quando um

crente morre, ele é buscado por

Jesus, e assim não verá a morte.

Estou convicto de que o Senhor está

presente na morte de cada um de Seus

filhos, para levá-los para junto de

Si.

A garantia de que os mortos virão com

Cristo
A promessa de que Deus,

"mediante Jesus, trará, em sua

companhia, os que dormem" é uma

afirmação revolucionária. É

importante observar que não está

escrito: "trará para Ele", mas

"trará, em sua companhia", ou seja,

"trará com Ele". O próprio Senhor

comunica ao apóstolo – e assim a toda

a Igreja – que os mortos em Cristo

não serão prejudicados de modo algum,

mas que até terão a primazia.
Quando voltar, Jesus trará

consigo os que morreram nEle, pois

eles já estão com Ele (1 Ts 4.14-15),

e ressuscitará seus corpos mortos em

primeiro lugar (v.16). Somente depois

disso acontecerá a transformação dos

crentes ainda vivos, e então eles

serão arrebatados juntos ao encontro

do Senhor (v.17).
Examinemos o versículo 14 em

duas outras versões:

"Visto que nós cremos que Jesus

morreu e depois voltou à vida,

podemos também crer que, quando Jesus

voltar, Deus trará de volta com Ele

todos os cristãos que já morreram" (A

Bíblia Viva).

"Porque, se cremos que Jesus morreu e

ressuscitou, assim também aos que em

Jesus dormem Deus os tornará a trazer

com ele" (Edição Revista e

Corrigida).

Portanto, isso significa

simplesmente que os trazidos com

Jesus em Sua vinda são os espíritos

sem corpo dos que morreram em Cristo.

Primeiro, seus corpos serão

ressuscitados e juntados aos

espíritos. Depois os crentes vivos

serão transformados e toda a Igreja

será levada para o céu com Jesus.
O fundamento dessa esperança

de ressurreição foi criado

exclusivamente por Jesus através da

Sua morte e ressurreição. Disso

consiste a força e o poder da

ressurreição. Agora, o que importa é

se cremos na Sua morte e ressurreição

(v.14). Certa vez Jesus perguntou aos

Seus discípulos: "Quem dizeis (ou

crêdes) que eu sou?" (Mt 16.15).

Então Pedro deu a única resposta

certa: "Tu és o Cristo, o Filho do

Deus vivo" (v.16). Na sua opinião,

quem é Jesus?

Segunda certeza: O Senhor Voltará

Pessoalmente

"Porquanto o Senhor mesmo... descerá

dos céus..."(1 Ts 4.16).

A ressurreição/o arrebatamento

será o momento em que o Senhor Jesus

deixará Seu trono no céu e virá

pessoalmente ao encontro da Sua

Igreja a fim de levá-la para a casa

do Pai. Assim como um noivo vai ao

encontro da sua noiva, o Salvador

virá ao encontro dos que comprou pelo

Seu sangue e os conduzirá para Sua

glória.
O Senhor não enviará um anjo

ou qualquer outro emissário para

fazer isso, Ele virá pessoalmente.

Então se cumprirá literalmente a

promessa de João 14.3:

"E, quando eu for e vos preparar

lugar, voltarei e vos receberei para

mim mesmo, para que onde eu estou,

estejais vós também." João 14.3

Assim como Ele em pessoa nos

salvou e morreu na cruz por nós,

assim como Ele mesmo foi preparar-nos

lugar – Ele voltará pessoalmente para

buscar-nos para Si, para que

estejamos onde Ele está. Em inúmeras

passagens do Novo Testamento somos

conclamados a esperar a volta de

Jesus a qualquer momento (por

exemplo, em 1 Co 11.26; 1 Ts 1.10; Hb

10.37).

Terceira certeza: A Palavra de Ordem

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua

palavra de ordem, ouvida a voz do

arcanjo, e ressoada a trombeta de

Deus, descerá dos céus, e os mortos

em Cristo ressuscitarão primeiro" (1

Ts 4.16). A Edição Revista e

Corrigida diz: "Porque o mesmo Senhor

descerá do céu com alarido e com voz

de arcanjo, e com a trombeta de Deus;

e os que morreram em Cristo

ressuscitarão primeiro".

Segundo meu entendimento, o

próprio Senhor dará esta palavra de

ordem, pois Ele é o Soberano a quem

todos os exércitos celestiais

obedecem. Isso é indicado nas

seguintes passagens:

"Em verdade, em verdade vos digo que

vem a hora e já chegou, em que todos

os mortos ouvirão a voz do Filho de

Deus; e os que a ouvirem viverão" (Jo

5.25).

Jesus, o Bom Pastor, também

disse:

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz;

eu as conheço, e elas me seguem. Eu

lhes dou a vida eterna; jamais

perecerão, e ninguém as arrebatará da

minha mão" (Jo 10.27-28).

Você já é uma ovelha do

rebanho de Jesus? A resposta a essa

pergunta tem importância decisiva em

relação à eternidade. Você já tem um

relacionamento pessoal com Jesus, por

tê-lO recebido em sua vida (Jo 1.12)?

Você pode dizer com certeza que é um

filho de Deus? Se não o pode, pedimos

que você dê esse passo decisivo ainda

hoje!

Quando o Senhor Jesus ressuscitou a

Lázaro, lemos que Ele clamou dando

uma ordem:

"...(Jesus) clamou em alta voz:

Lázaro, vem para fora!" (Jo 11.43).

Devemos imaginar o seguinte:

no decorrer dos tempos, milhões de

pessoas crentes no Senhor Jesus

dormiram, ou seja, faleceram. Aí

chega a hora do arrebatamento. O

Senhor se levanta do Seu trono e

clama: "Vem para fora!" Então as

sepulturas se abrirão, e nenhum dos

que foram comprados pelo Seu sangue

ficará para trás. Não importa se seus

corpos foram queimados, se morreram

contaminados por radiação nuclear ou

se estão nas profundezas dos mares –

Ele é o Criador, Ele os ressuscitará

e os conduzirá ao encontro de seus

espíritos/almas.

No Salmo 33.9 está escrito acerca

dEle, o Filho do Altíssimo:

"Pois ele falou, e tudo se fez; ele

ordenou, e tudo passou a existir"

(compare também Is 55.4).

Essa "palavra de ordem" do

Senhor vem da linguagem militar. Ela

é semelhante à voz de comando de um

general que chama suas tropas para o

combate. Por ocasião do

arrebatamento, o General celestial

dará ordem às tropas que lutam por

Ele, que deveriam estar revestidas de

toda a armadura espiritual (Ef

6.11ss), para que deixem o campo de

batalha sobre a terra e venham com

Ele para a Sua glória.

Quarta certeza: A Voz do Arcanjo

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua

palavra de ordem, ouvida a voz do

arcanjo, e ressoada a trombeta de

Deus, descerá dos céus, e os mortos

em Cristo ressuscitarão primeiro" (1

Ts 4.16).

A designação "arcanjo" se

aplica a apenas um anjo na Bíblia,

isto é, a Miguel: "Contudo, o arcanjo

Miguel..." (Jd 9). Miguel significa

"Quem é como Deus?" Este anjo é um

dos mais importantes em hierarquia

(Dn 10.13).
No tempo de Daniel, Miguel

lutou contra um príncipe dos demônios

no mundo celestial e veio ajudar

Gabriel, para que este pudesse

confirmar a Daniel que suas orações

haviam sido atendidas (Dn 10.12-14 e

21). Anteriormente este arcanjo

também lutou com Satanás pelo corpo

de Moisés:

"Contudo, o arcanjo Miguel, quando

contendia com o Diabo e disputava a

respeito do corpo de Moisés, não se

atreveu a proferir juízo difamatório

contra ele; pelo contrário, disse: O

Senhor te repreenda!" (Jd 9).

No final, Miguel e seus

exércitos de anjos lutarão contra os

exércitos de demônios de Satanás, os

vencerão e lançarão sobre a terra

para que não tenham mais acesso ao

céu (Ap 12.7-9).
Por que se ouvirá a voz do

arcanjo Miguel no momento do

arrebatamento? Por que e para que ele

levantará a sua voz – após a palavra

de ordem do Senhor para o

arrebatamento? A chave ou a resposta

para isso está nas significativas

palavras do arcanjo Gabriel ao judeu

Daniel:

"Mas eu te declararei o que está

expresso na escritura da verdade; e

ninguém há que esteja ao meu lado

contra aqueles, a não ser Miguel,

vosso príncipe" (Dn 10.21).

Este arcanjo intervém de modo

especial em favor do povo de Israel:

"Nesse tempo, se levantará Miguel, o

grande príncipe, o defensor dos

filhos do teu povo..." (Dn 12.1).

Devemos lembrar que no momento

em que o Senhor Jesus Cristo der a

ordem para a ressurreição e para o

arrebatamento da Sua Igreja, a

dispensação da graça terminará. Então

o "corpo de Cristo" estará completo,

então o Pentecoste em sentido inverso

(a retirada do Espírito Santo)

acontecerá e a Igreja será levada

para o céu.
Depois disso será

restabelecida novamente uma espécie

de "situação do Antigo Testamento" –

a conexão entre a 69ª e a 70ª semana

de anos de Daniel. Lembremo-nos

apenas do quinto selo e daqueles na

Grande Tribulação

"...que tinham sido mortos por causa

da palavra de Deus e por causa do

testemunho que sustentavam. Clamaram

em grande voz, dizendo: Até quando, ó

Soberano Senhor, santo e verdadeiro,

não julgas, nem vingas o nosso sangue

dos que habitam sobre a terra?" (Ap

6.9-10).

Conforme meu entendimento,

estes não pertencem à Igreja, pois

verdadeiros discípulos de Jesus não

pedem vingança. Pelo contrário. Ao

morrer apedrejado pelos fariseus e

escribas, Estevão clamou:

‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito!

Então, ajoelhando-se, clamou em alta

voz: Senhor, não lhes imputes este

pecado! Com estas palavras,

adormeceu" (At 7.59-60).

Quanto às condições típicas do

Antigo Testamento durante a Grande

Tribulação, lembremos também das duas

testemunhas, que farão milagres,

ferirão a terra com toda sorte de

flagelos e farão sair fogo das suas

bocas para devorar os inimigos (Ap

11.3-6; compare também Lc 9.54-55).
A Igreja de Jesus era um

mistério, ela foi inserida por Deus

entre a 69ª e a 70ª semana de anos de

Daniel. Depois que ela for

arrebatada, começará a 70ª semana de

anos (ligada à 69ª semana) de Daniel

9. Enquanto a Igreja estiver na casa

do Pai celestial, o mundo e Israel

entrarão na Grande Tribulação. Assim,

o povo judeu passará outra vez

inteiramente para o centro da ação de

Deus. Por isso o príncipe angélico de

Israel entrará novamente em ação

(como no caso de Daniel), e levantará

a sua voz. Para quê? Em favor do povo

de Israel:

"Nesse tempo, se levantará Miguel, o

grande príncipe, o defensor dos

filhos do teu povo, e haverá tempo de

angústia, qual nunca houve, desde que

houve nação até àquele tempo; mas,

naquele tempo, será salvo o teu povo,

todo aquele que for achado inscrito

no livro" (Dn 12.1).

"Naquele tempo" significa:

quando a Igreja tiver sido

arrebatada, o anticristo tiver

aparecido e a Grande Tribulação tiver

começado, o arcanjo Miguel intervirá

em favor do povo de Israel, pois

então começará a salvação do

remanescente de Israel:

"Muitos dos que dormem no pó da terra

ressuscitarão, uns para a vida

eterna, e outros para vergonha e

horror eterno. Os que forem sábios,

pois, resplandecerão como o fulgor do

firmamento; e os que a muitos

conduzirem à justiça, como as

estrelas, sempre e eternamente. Tu,

porém, Daniel, encerra as palavras e

sela o livro, até ao tempo do fim;

muitos o esquadrinharão, e o saber se

multiplicará... Muitos serão

purificados, embranquecidos e

provados; mas os perversos procederão

perversamente, e nenhum deles

entenderá, mas os sábios entenderão"

(Dn 12.2-4 e 10).

A voz do arcanjo em geral

também é entendida como uma chamada

coletiva de reunião e recolhimento

dos santos do Antigo Testamento.
Atualmente muitos israelitas

já chegaram ao conhecimento mais

elevado que existe: eles creram em

Jesus Cristo, o seu Messias! E o

próprio Senhor acrescenta sempre mais

judeus à Sua Igreja, como se conclui

pelo seguinte relato:
Cinco pessoas foram batizadas em

outubro. Shalom e Ora, um jovem casal

israelense, e duas filhas

converteram-se através de sua

vizinha, que freqüenta regularmente a

igreja. "É algo especial", escreve

John Pex, "quando jovens judeus

reconhecem o seu Messias –

principalmente quando um casal se

converte e é batizado".
A loja da Sociedade Bíblica em Tel

Aviv está muito bem localizada e é

visitada por muitos israelenses. Andy

Ball, seu diretor, relata o exemplo

de uma mulher ortodoxa que comprou um

Novo Testamento na loja: ela queria

conhecer a fé cristã em primeira mão.

Uma funcionária do governo queria um

Antigo Testamento em árabe para outra

pessoa e nessa oportunidade comprou

um Novo Testamento para si própria. A

loja bíblica também abastece outras

casas de comércio, universidades e

hotéis com Novos Testamentos, livros

e artigos cristãos... (Amzi 3/98)

Ao profeta Daniel foi

ordenado:

"Tu, porém, Daniel, encerra as

palavras e sela o livro, até ao tempo

do fim; muitos o esquadrinharão, e o

saber se multiplicará."

Que tipo de saber se

multiplicará? Resposta: cada vez mais

judeus reconhecerão que Jesus é o

Messias. Já observamos o início disso

hoje em dia. O número de membros das

igreja judaico-messiânicas

multiplicou-se por 10 nos últimos 30

anos!
Mas, voltando à voz do

arcanjo: podemos imaginar que Miguel

acompanhará o Senhor quando Ele vier

buscar a Sua Igreja. A Bíblia Viva

diz:

"Pois o próprio Senhor descerá do céu

com um potente clamor, com o vibrante

brado do arcanjo e com o vigoroso

toque de trombeta de Deus" (1 Ts

4.16).

Evidentemente o Senhor não

teria necessidade desse

acompanhamento, mas parece que o

arcanjo Miguel é o guerreiro que atua

nos ares contra Satanás (Daniel 10),

e como Israel terá entrado em cena

novamente, o arcanjo intervirá

lutando em favor do povo da aliança

de Deus.
O arrebatamento da Igreja de

Jesus (toda pessoa salva, seja judeu

ou gentio, será retirada da terra)

provocará um golpe repentino,

dramático e inimaginável na história

da humanidade que ficará para trás.

Esse acontecimento revolucionário

desencadeará uma série de outros

acontecimentos subseqüentes. Queremos

destacar um deles:

Em Israel Irromperá um Avivamento
Romanos 11.25 diz de maneira

bem clara:

"Porque não quero, irmãos, que

ignoreis este mistério (para que não

sejais presumidos em vós mesmos): que

veio endurecimento em parte a Israel,

até que haja entrado a plenitude dos

gentios (na Igreja de Jesus)."

Romanos 11.25

Quando a plenitude dos gentios

(das nações) tiver entrado no "corpo

de Cristo", ele será levado para o

céu. Aí terminará o endurecimento de

Israel, sua cegueira acabará.
Então muitos judeus chegarão

ao saber de Daniel 12.4, entendendo

que o Senhor Jesus é o seu Messias. É

muito provável que nos dias após o

arrebatamento milhares e milhares de

judeus se converterão a Jesus, à

semelhança do que aconteceu no começo

da Igreja no livro de Atos. Então

brotará e nascerá a semente do

Evangelho espalhada oralmente e de

forma impressa pelos judeus

messiânicos, que nesse tempo também

terão sido arrebatados. Os que

ficarem para trás, familiares,

amigos, colegas, etc., procurarão

Bíblias, livros e outras publicações

cristãs deixadas pelos arrebatados.

Eles se lembrarão daquilo que leram e

ouviram, de comentários bíblicos e

pregações sobre a esperança pelo

Messias. Essa esperança já germina

atualmente no coração de muitos

judeus.
Depois do arrebatamento

aparecerão também os 144.000 selados

de Israel (Ap 7.4-8) e as duas

testemunhas (Ap 11.3ss). Cada vez

mais judeus se converterão e levarão

o Evangelho ao seu próprio povo e aos

gentios. Nisto os judeus terão uma

grande vantagem, pelo fato de terem

sido espalhados por todo o mundo e

dominarem muitas línguas diferentes.
Mas, para sermos exatos,

devemos dizer também que nem todos os

judeus se converterão. Muitos,

especialmente os ligados ao governo,

farão a aliança com o anticristo,

isto é, com o líder romano [europeu]

(Dn 9.26-27; Ap 13.1; Is 28.14-16).

Quando fala desse tempo, também

Daniel diz que muitos serão

purificados (converter-se-ão), mas

muitos permanecerão ímpios; que

muitos entenderão, mas muitos outros

não entenderão (Dn 12.10). Apenas um

remanescente será salvo, como se vê

claramente em outras passagens das

Escrituras (por exemplo, em Rm 9.27;

Ez 20.33-38). Mas atrás de todo esse

remanescente crente se colocará o

arcanjo Miguel como príncipe de

Israel. No arrebatamento ele

levantará a sua voz, porque terá

chegado sua hora para agir em favor

do remanescente de Israel.
Como vimos, em nossos dias

muitos israelitas estão crendo no seu

Messias, em Jesus Cristo. Será que o

Senhor está preparando o Seu povo

para o arrebatamento e a Grande

Tribulação? Será que Ele o faz porque

a hora já está muito adiantada?

Quinta certeza: A Trombeta de Deus

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua

palavra de ordem, ouvida a voz do

arcanjo, e ressoada a trombeta de

Deus, descerá dos céus, e os mortos

em Cristo ressuscitarão primeiro" (1

Ts 4.16).

A trombeta de Deus aqui

mencionada é a mesma de 1 Coríntios

15.52:

"...num momento, num abrir e fechar

de olhos, ao ressoar da última

trombeta. A trombeta soará, os mortos

ressuscitarão incorruptíveis, e nós

seremos transformados." 1 Coríntios

15.52

Esta trombeta de Deus chamará

todos os santos de todos os tempos

para a casa do Pai.
Por que ela é chamada de

"última trombeta"? Porque então a

dispensação da graça chegará ao fim.

A dispensação da anunciação do

Evangelho da graça começou com uma

"trombeta" e terminará com uma

trombeta. Por que ela começou com uma

"trombeta"? Porque podemos dizer que

a pregação do Evangelho "repercutiu",

"ressoou" ou foi "trombeteada". Por

exemplo, a frase: "Porque de vós

repercutiu a palavra do Senhor..." (1

Ts 1.8), significa literalmente:

"porque vocês trombetearam a palavra

do Senhor". Em Romanos 10.18 está

escrito:

"Mas pergunto: Porventura, não

ouviram? Sim, por certo: Por toda a

terra se fez ouvir a sua voz, e as

suas palavras, até aos confins do

mundo." Romanos 10.18

A trombeta do Evangelho

conclamando para a salvação em Jesus

Cristo ressoou por quase dois mil

anos. Em breve se ouvirá a última

trombeta, o Evangelho deixará de ser

pregado, a dispensação da graça

chegará ao fim e a Igreja estará

concluída, a sua plenitude terá sido

alcançada. A Igreja será chamada para

subir à casa do Pai.
Em que será que pensaram os

tessalonicences, que em grande parte

eram judeus, quando Paulo escreveu

sobre a trombeta? O Apocalipse ainda

não existia, portanto eles ainda não

sabiam nada sobre as sete trombetas

de juízo ali descritas. Por isso,

certamente eles pensaram na trombeta

da salvação de Números 10.2-10. Nesse

trecho do Antigo Testamento são

mencionadas duas trombetas que eram

tocadas em certas ocasiões. A ordem

de Deus dizia:

"Faze duas trombetas de prata; de

obra batida as farás; servir-te-ão

para convocares a congregação e para

a partida dos arraiais" (Nm 10.2).

Por um lado, portanto, estas

trombetas de prata eram tocadas para

convocar, chamar, juntar e reunir, e

por outro lado para levantar

acampamento e partir. Isso não tem

sentido profético? Convocação

(chamamento) = pregação do Evangelho

para vir a Jesus ("muitos são

chamados..."), até que a plenitude

estiver reunida. Partida =

ressurreição/arrebatamento para a

casa do Pai.
É interessante verificar que

essas trombetas deviam ser

confeccionadas de prata. Que prata

era usada para essa finalidade? O

siclo de prata do resgate [salvação]

(Êx 30.12-13). Esses siclos eram

dados como pagamento de resgate pela

vida dos israelitas, para que não

houvesse entre eles nenhuma praga.

Isso também nos faz lembrar das 30

moedas de prata que foram pagas pela

prisão do Senhor Jesus, que obteve a

nossa salvação na cruz.
As diferentes maneiras de

tocar as trombetas significavam,

entre outras coisas, o seguinte:
Quando as duas trombetas eram tocadas

de maneira normal, isso servia para o

chamamento e ajuntamento de toda a

congregação na porta da tenda da

congregação (Nm 10.3) = um chamamento

para salvação.
Quando as trombetas eram tocadas a

rebate, fortemente, como "sinal de

alarme", isso indicava a ordem para

partir. O último toque da trombeta

era o sinal para juntar os pertences

e partir = uma maravilhosa ilustração

do arrebatamento.

Agora ainda ressoa a trombeta

do Evangelho para chamamento e

ajuntamento. Mas quando for tocada a

última trombeta de Deus como "sinal

de alarme" para o arrebatamento, ao

mesmo tempo isto será um sinal para o

ajuntamento de Israel, porque então

terá chegado o tempo do seu

salvamento. É o que se conclui de

Números 10.9:

"Quando, na vossa terra, sairdes a

pelejar contra os opressores que vos

apertam, também tocareis as trombetas

a rebate, e perante o SENHOR, vosso

Deus, haverá lembrança de vós, e

sereis salvos de vossos inimigos."

Números 10.9

Depois do arrebatamento virá o

opressor, o anticristo, mas o Senhor

se lembrará de Israel e no final

salvará o Seu povo. Isaías 27.12-13

anuncia isso de maneira muito bonita:

"Naquele dia, em que o SENHOR

debulhará o seu cereal desde o

Eufrates até ao ribeiro do Egito; e

vós, ó filhos de Israel, sereis

colhidos um a um. Naquele dia, se

tocará uma grande trombeta, e os que

andavam perdidos pela terra da

Assíria e os que forem desterrados

para a terra do Egito tornarão a vir

e adorarão ao SENHOR no monte santo

de Jerusalém." Isaías 27.12-13

Pelos motivos já mencionados e

os que vamos acrescentar, a trombeta

de Deus para o arrebatamento, segundo

o meu entendimento, não equivale às

sete trombetas do Apocalipse

(capítulos 8-11).
• A trombeta de Deus para o

arrebatamento anuncia a conclusão da

era da graça. Trata-se da trombeta da

salvação. No seu som temos a

salvação, o perdão e a vitória do

Evangelho. Ela ressoa principalmente

para a Igreja, mas também para

Israel, no sentido de que então o

remanescente será reunido.
• As trombetas tocadas pelos anjos em

Apocalipse, entretanto, são todas

trombetas de juízo sobre o mundo das

nações que rejeitou a Cristo. Além

disso, os vinte e quatro anciãos (a

Igreja, veja Ap 4.9-11) já se

encontram no céu por ocasião da

sétima trombeta e anunciam a volta de

Jesus e Seu reino (Ap 11.15-17ss).
• É muito interessante observar que

outras traduções de 1 Tesalonisences

4.16, por exemplo a Edição Corrigida

e Revisada, dizem: "...Porque o mesmo

Senhor descerá do céu... com a

trombeta de Deus...". Isto quer dizer

que o próprio Senhor – como Sumo

Sacerdote da Sua Igreja – tocará a

trombeta, porque ela estará na Sua

mão. Ele mesmo chamará os Seus para

casa. Ele mesmo dará a ordem e o

sinal para a retirada da Sua Igreja.

Segundo o meu entendimento, isso

também é o mais provável, pois a

trombeta é chamada de "trombeta de

Deus", e Jesus Cristo é Deus (Tt

2.13; 1 Jo 5.20). Por que não seria o

Salvador que haveria de chamar os

Seus salvos? Aliás, no Antigo

Testamento apenas os sacerdotes

podiam tocar as trombetas. E Jesus é

o Sumo Sacerdote, não um anjo

qualquer. As sete trombetas de juízo

(Ap 8.6-9,12; 11.15) são empunhadas e

tocadas por anjos. Por isso, deve

haver uma diferença entre a trombeta

do arrebatamento e as sete trombetas

de juízo.

Sexta certeza: Ressurreição e

Arrebatamento

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua

palavra de ordem, ouvida a voz do

arcanjo, e ressoada a trombeta de

Deus, descerá dos céus, e os mortos

em Cristo ressuscitarão primeiro;

depois, nós, os vivos, os que

ficarmos, seremos arrebatados

juntamente com eles, entre nuvens,

para o encontro do Senhor nos ares,

e, assim, estaremos para sempre com o

Senhor" (1 Ts 4.16-17).

Não se trata aqui de uma

ressurreição geral. Somente os mortos

em Cristo e os vivos em Cristo serão

ressuscitados ou transformados. Todos

os demais mortos permanecerão nas

suas sepulturas até o dia do juízo

final. O que é descrito aqui é uma

ressurreição seletiva dentre os

mortos e realmente diz respeito

somente àqueles que estão em Cristo.
Em João 5.28-29 o Senhor

mencionou duas diferentes

ressurreições:

"Não vos maravilheis disto, porque

vem a hora em que todos os que se

acham nos túmulos ouvirão a sua voz e

sairão: os que tiverem feito o bem,

para a ressurreição da vida; os que

tiverem praticado o mal, para a

ressurreição do juízo." João 5.28-29

E quando Jesus desceu do

monte com Seus discípulos depois da

Sua transfiguração, Ele lhes disse

algo que muito os admirou e que até

então eles ainda não tinham ouvido.

Trata-se de uma expressão totalmente

nova em relação ao arrebatamento:

"Ao descerem do monte, ordenou-lhes

Jesus que não divulgassem as coisas

que tinham visto, até o dia em que o

Filho do Homem ressuscitasse dentre

os mortos. Eles guardaram a

recomendação, perguntando uns aos

outros que seria o ressuscitar dentre

os mortos?" (Mc 9.9-10).

Jesus foi o primeiro que

ressuscitou dentre os mortos (At

26.23; Cl 1.18; 1 Co 15.20). Também 1

Coríntios 15.23 fala disso:

"Cada um, porém, por sua própria

ordem: Cristo, as primícias; depois,

os que são de Cristo, na sua vinda."

1 Coríntios 15.23

Esta afirmação, em conexão com

1 Tessalonicences 4.16, explica que

todos os que estão em Cristo

ressuscitarão dentre os mortos. Esta

é a chamada "primeira ressurreição"

(Ap 20.5-6). As outras pessoas, as

que não estavam em Jesus, que não

pertenciam a Ele pela fé salvadora e,

assim, não tinham um relacionamento

pessoal com Ele, serão ressuscitadas

mil anos mais tarde e então irão para

o inferno (Ap 20.11-15).
Na primeira

ressurreição/arrebatamento o Senhor

Jesus deixará o Seu trono e, vindo do

céu (da casa do Pai), aparecerá nos

ares (1 Ts 4.17). Ele não virá de

maneira visível sobre a terra, mas

permanecerá na atmosfera superior. Os

espíritos/almas dos que dormiram nEle

O acompanharão, como provavelmente

também o arcanjo Miguel. Então serão

ressuscitados primeiro os corpos dos

que morreram em Cristo. Logo a

seguir, os corpos dos que ainda

estiverem vivos serão transformados.

Então a Igreja será arrebatada

coletivamente ao encontro do Senhor

nos ares, entre nuvens, e Ele levará

Sua noiva para a casa do Pai. A

Igreja terá então deixado seu lugar

na terra e João 14.1-6 estará

cumprido. Tudo isso naturalmente

acontecerá numa fração de segundos

(comp. 1 Co 15.51-53).

Sétima certeza: Estar Para Sempre com

o Senhor

"...e, assim, estaremos para sempre

com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns

aos outros com estas palavras" (1 Ts

4.17-18).

Esta garantia:
"...estaremos para sempre com

o Senhor", é um consolo eterno acima

de tudo o que é passageiro neste

mundo... A partir desse momento, nada

mais estará sujeito à morte para

qualquer filho de Deus. Todas as

tristezas do passado, todas as

misérias e tentações, todas as

perguntas, tudo será esquecido e

respondido por este fato:

"...estaremos para sempre com o

Senhor." "Estaremos para sempre com o

Senhor" significa que a Igreja estará

sempre onde Jesus estiver; ela

participará de toda a Sua riqueza

divina. Então se cumprirá o que está

escrito em Tito 2.13:

"...aguardando a bendita esperança e

a manifestação da glória do nosso

grande Deus e Salvador Cristo Jesus."

Tito 2.13

"Aguardando ansiosamente aquele tempo

quando se verá a sua glória – a

glória do nosso grande Deus e

Salvador Jesus Cristo" (A Bíblia

Viva).

Mas quem não tem Jesus cai num

abismo insondável de desespero.

Aquele que não tem Jesus perde a

bendita e eterna esperança.

Justamente nesta passagem da

ressurreição e do arrebatamento, a

Bíblia nos mostra que haverá pessoas

que estarão dentro (1 Ts 4.16) e

pessoas que estarão fora (v.12), que

haverá pessoas cheias de esperança e

pessoas sem esperança (v.13), pessoas

que estarão para sempre com o Senhor

e pessoas eternamente separadas dEle

(v.17), pessoas consoladas e pessoas

sem consolo (v.18). Aquele que não

está em Cristo não tem nenhum

relacionamento com Deus; tal pessoa

está "fora", sem esperança, porque

não tem lar. Uma pessoa sem Jesus

ficará eternamente sem consolo e sem

paz.
Como você pode ganhar o

direito de morar na casa do Pai

celestial, adquirir a esperança de

"estar para sempre com o Senhor" e

transmitir esse consolo também para

outros? Decidindo-se por Jesus Cristo

e por Sua obra de salvação consumada

na cruz – também por você. Se você

aceitar isso pela fé, 1

Tessalonicenses 4.14-18 realmente se

cumprirá também em sua vida. Por

isso, decida-se totalmente por Jesus

Cristo, o Filho do Deus vivo! A

Palavra do Deus Eterno lhe diz em Jó

11.13 e 18:

"Se dispuseres o coração e estenderes

as mãos para Deus... Sentir-te-ás

seguro, porque haverá esperança". Jó

11.13 e 18

Autor: Norbert Lieth
Extraído do livro: A Esperança do

Arrebatamento.

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